Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como a energia chega à nossa casa?

As hidroelétricas são as principais responsáveis pelo abastecimento nas moradias

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
23/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A energia que faz funcionar lâmpadas, geladeira, chuveiro e televisão é distribuída por meio de linhas (como fios) e torres de transmissão de alta-tensão. O percurso se completa ao ligar os interruptores e aparelhos eletroeletrônicos na tomada.

No Brasil, a hidroelétrica é uma das principais fontes de energia, pois, além de ser mais limpa e barata, o nosso País conta com grande disponibilidade de quedas-d’água. Funciona por meio da água armazenada em uma barragem que, ao cair e descer por dutos, exerce força sobre as pás de uma turbina e movimenta o gerador. Assim, a energia mecânica de rotação se transforma em energia elétrica e é transmitida por meio de fios até nossas casas.

Só existem hidroelétricas em água doce no Brasil. Mas, em outros países, como na França, a captação de energia é feita também por meio do movimento das marés e ondas, também chamada de energia maremotriz.

As termoelétricas também são muito usadas para gerar energia no Brasil. Ao invés das quedas-d’água, usam caldeiras para ferver água e gerar vapor, parecido com uma panela de pressão. Com a força do vapor da água em alta pressão, pás da turbina do gerador se movem. O aquecimento da caldeira pode ser feito por meio da queima de combustíveis, como bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio, carvão natural ou mineral, entre outros.

A energia solar e a energia eólica (pela força dos ventos) ainda são caras e mais difíceis de serem produzidas em nosso País. Além disso, a do sol pode ser aproveitada apenas durante um dia ensolarado e não funciona quando está muito nublado ou à noite. O mesmo ocorre com o aproveitamento da energia eólica, que só tem eficiência em locais com vento forte constantemente.

Evitar o desperdício é importante

Alguns aparelhos utilizam mais energia do que outros em determinado intervalo de tempo de uso. Por isso, tem de usar os mais potentes por menos tempo, como forno de micro-ondas, secador de cabelo e ferro de passar. Ao tomar banho, fechar o registro ao se ensaboar garante a economia de energia e água.

O uso cada vez maior de pilhas e baterias recarregáveis em aparelhos portáteis, como celular, computador e tablet, também gera maior consumo de energia. Durante a noite ou quando não estiver usando, é bom desligá-los para economizar a carga das baterias.

A geladeira, que fica ligada na tomada sem interrupção, não pode ser aberta o tempo todo e tem de limpar o congelador com frequência.

QUEDAS - No caminho entre a hidroelétrica e a nossa casa, a energia está sujeita a interrupções e pode faltar por um tempo. Como é transmitida por fios, raios, tempestades, ventos fortes e queda de árvores podem atingir o sistema e causar o problema. Quando as empresas fazem a manutenção da rede, a energia também é suspensa.

Quem perguntou?

Alyfher Cambarotto de Souza,11 anos, de São Bernardo, gostaria de entender melhor como a energia elétrica consegue chegar em sua casa. “Quando acendo a lâmpada parece mágica, não consigo entender como isso acontece.” O garoto também estranha quando sua mãe diz que houve

queda de energia. “Não entendo por que ficamos sem luz às vezes”, questiona.

Consultoria de Cláudio Furukawa, mestre em Energia e físico dos laboratórios didáticos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;