Setecidades Titulo Polícia
Polícia Civil mira carros de leilão

Há pouco mais de um mês no cargo, seccional de Sto.André garante que veículos que tiveram perda total e foram recuperados serão investigados

Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:08
Compartilhar notícia


Recém-chegado ao cargo mais alto da Delegacia Seccional de Santo André, o delegado Luiz Carlos do Carmo promete usar inteligência policial para atacar a lucratividade das modalidades criminais que mais preocupam a região atualmente: os roubos e furtos de veículos. Responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Carmo promete fiscalizar todos os veículos recuperados que forem adquiridos em leilões após ter perda total a partir de agora.

O seccional explica que, na Europa e nos Estados Unidos, carros que são declarados perdidos pelas seguradoras após batidas viram sucata. “No Brasil há a possibilidade de se recuperar o veículo, mas esse processo, feito de forma legal, custa muito mais que o valor venal do carro. Portanto, os compradores recorrem a peças roubadas para devolver o automóvel à circulação.”
Com isso, o delegado acredita que a compra dos carros em leilões incentiva a existência de desmanches irregulares e, consequentemente, o roubo e furto de veículos para abastecer esse mercado. “Atuar em cima dos carros recuperados, identificando se o procedimento foi feito de forma regular, é atuar na raiz do problema”, garante Carmo. A recomendação do delegado é que moradores da região não adquiram carros em leilões.

O seccional acredita que a Lei dos Desmanches, sancionada neste ano pela presidente Dilma Rousseff (PT), também ajudará o trabalho da polícia para combater a criminalidade. A legislação prevê série de normas para que os estabelecimentos funcionem de forma regular, como a criação, pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de banco de dados para registro de todas as peças retiradas dos veículos desmanchados e informações sobre a destinação final de cada uma, entre outras determinações.

As últimas estatísticas criminais divulgadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) referentes a maio apontaram crescimento dos roubos de veículos. Foram 1.303 episódios, 29% a mais que no mesmo período de 2013. Em todo o Estado, foram 8.664 casos, ou seja, em média um a cada seis veículos levados por ladrões em São Paulo estava no Grande ABC. Já no caso dos furtos de veículos, o número passou de 832 em maio de 2013 para 987 no mesmo mês deste ano, aumento de 18,6%.

PROJETO RADAR

Carmo também vê com bons olhos a implantação do Projeto Radar na região, proposta da comandante do CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), coronel Cláudia Rigon, responsável pela PM (Polícia Militar) das sete cidades. “O monitoramento por câmeras é importante porque garante eficiência na prisão dos criminosos. Além disso, as imagens podem ser utilizadas como prova definitiva para levar os autores do crime à condenação nos tribunais.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;