Internacional Titulo
Japão alerta Coréia para advertências da AIEA
Da AFP
07/01/2003 | 08:09
Compartilhar notícia


O governo japonês sugeriu à Coréia do Norte que leve a sério as advertências feitas no domingo pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que pediu a Pyongyang que não produza armas nucleares e aceite o retorno dos inspetores de desarmamento nuclear.

"O Japão espera realmente que a Coréia do Norte leve a sério a resolução da AIEA", declarou Hatsuhisa Takashima, porta-voz do ministério das Relações Exteriores numa nota divulgada na madrugada de terça-feira.

Pyongyang deve "suspender imediatamente todas as medidas que tenha tomado para anular a moratória sobre suas atividades nucleares", continuou Takashima.

O regime comunista também deve "retomar de imediato as discussões com a AIEA e adotar ações concretas para renunciar de verdade a seus projetos de desenvolvimento nuclear", acrescentou o porta-voz japonês.

De acordo com o porta-voz, o Japão está cooperando com a Coréia do Sul e os Estados Unidos para buscar uma solução para a crise e tentará obter o apoio da China e da Rússia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;