Política Titulo
Prefeitos da região não irão à posse de Lula em Brasília
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
30/12/2002 | 18:48
Compartilhar notícia


O prefeito José de Filippi Júnior (PT), de Diadema, é o único do Grande ABC que acompanhará, em Brasília, a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os demais administradores da região alegaram razões particulares e até a falta de convite oficial para não viajar para a capital federal.

Filippi também foi o único prefeito a visitar Lula em sua casa, em São Bernardo, na véspera de Natal. Acompanhado do presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, Filippi aproveitou a data para desejar sucesso ao presidente eleito.

Em Brasília, além de acompanhar a cerimônia no Palácio do Planalto, o prefeito de Diadema também prestigiará, na quinta-feira, a posse de Antônio Palocci no Ministério da Fazenda.

O prefeito de São Bernardo, Maurício Soares (PSDB), acompanhará a posse de Lula pela televisão. Por problemas de saúde, Maurício foi motivado a permanecer na região no dia 1º. Ele ficou dois meses afastado da administração e retornou nesta segunda-feira ao trabalho.

Apesar de ter declarado voto a Lula no segundo turno, o prefeito Luiz Tortorello (PTB), de São Caetano, alegou falta de convite oficial para prestigiar pessoalmente a cerimônia. "Não fui convidado", disse. A quantidade de gente que estará pelas ruas de Brasília também desanimou o administrador. "Se for para acompanhar, serei mais um cidadão comum e terão muitas pessoas lá. Por isso, prefiro ficar com a minha família", afirmou Tortorello, que passará o Réveillon em uma chácara, em Mauá.

O prefeito Oswaldo Dias (PT), de Mauá, também optou pela família e assistirá à cerimônia de posse pela televisão. "No dia primeiro vai haver uma grande festa que marcará o início de um período de muita esperança e felicidade para o povo brasileiro", afirmou.

De férias desde o dia 26, a prefeita Maria Inês Soares (PT), de Ribeirão Pires, preferiu viajar com a família durante os 20 dias que tem para descanso. O vice, Jair Diniz (PT), administrará a cidade durante a ausência da prefeita e também acompanhará a posse pela televisão. O prefeito João Avamileno (PT), de Santo André, também ficará na região no dia da posse.

A visita dos pais do prefeito Ramon Velasquez (PT), de Rio Grande da Serra, impossibilitou a viagem dele para Brasília no dia 31. "Meus pais vieram de Campo Grande (MS) e fica deselegante eu deixá-los aqui em casa. Porém, ainda vou avaliar a possibilidade de ir no dia primeiro", afirmou.

Segundo a organização do evento, apenas os prefeitos de capitais administradas pelo PT é que foram convidados oficialmente para a posse. Entre eles estão Marta Suplicy, de São Paulo; Fernando Pimentel, de Belo Horizonte; e João Paulo, do Recife. Já os governadores eleitos foram todos convidados, independente do partido político. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, tomará posse em São Paulo, pela manhã, e no início da tarde seguirá para Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;