Política Titulo Vice-prefeito
Marcelo Lima estima sair eleito de S.Bernardo

Vice-prefeito confirma que buscará vaga na Câmara e projeta obter de 90 mil a 100 mil votos

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
20/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (PSD), lançou ontem pré-candidatura a deputado federal e projetou sair eleito – ou ficar bem próximo disso – apenas com a votação que obtiver na cidade.

Líder político do grupo no qual Marcelo Lima foi escolhido para concorrer à cadeira na Câmara Federal, o prefeito Orlando Morando (PSDB) disse que trabalha com a previsão de o aliado obter entre 90 mil e 100 mil votos para poder garantir a vaga. “O desafio é previsto. Estamos entrando em uma eleição plenamente cientes de que a meta é acima de 100 mil votos para o Marcelo Lima (garantir um assento). Há plenas condições para isso”, argumentou o chefe do Executivo.

O vice-prefeito terá de enfrentar seu antigo aliado, o deputado federal Alex Manente (PPS), que tentará reeleição para a Câmara Federal. Em 2014, os dois chegaram a anunciar dobrada, tendo Marcelo para estadual e Alex para federal. Porém, desentendimentos internos separaram a dupla – o grupo de Marcelo acusou Alex de descumprir acordos firmados pré-pleito.

Quatro anos atrás, Alex conseguiu 88.540 votos somente em São Bernardo, enquanto Marcelo, ainda pelo PPS, obteve 26.348 sufrágios. O atual vice busca atrair boa parte do eleitorado de Morando – em 2014, o tucano, com votação recorde no Grande ABC, atingiu 103.292 eleitores. Este pleito, então, será o primeiro em que serão adversários diretos na disputa de votos.

Marcelo ponderou que não pediu para ser o candidato, mas que teve “a honra” de ser escolhido pelo prefeito. “O político tem sempre que estar preparado”, disse. Segundo Morando, o nome de Marcelo Lima só foi escolhido na noite de quarta-feira, em reunião decisiva do grupo político.

Vereador por dois mandatos, Marcelo inicialmente teve o nome ventilado para corrida a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Entretanto, com a provável candidatura da primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), rotas eleitorais foram alteradas.

Sobre a estratégia que adotará para disputar a corrida eleitoral, o pessedista revelou que, por ter acabado de ser selecionado a federal, isso ainda não foi devidamente pensado. “Como não tínhamos nem o nome para federal nem para estadual, não pensamos nisso. Assim que o nome do pré-candidato foi escolhido, iremos começar a pensar nas estratégias que iremos adotar nestas eleições”, disse.

OUTROS CENÁRIOS
Ao pinçar Marcelo Lima para concorrer a um assento na Câmara Federal, Morando coloca um concorrente de peso contra Alex, com quem disputou a Prefeitura de São Bernardo em 2016. Os dois foram ao segundo turno dois anos atrás e o tucano saiu vitorioso.

Com a definição de Marcelo, resta agora saber qual será o papel que o ex-vereador de São Caetano e ex-secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Fabio Palacio (PSD) vai exercer neste pleito. Ele também desenhava ser candidato a deputado estadual, mas com o projeto de Carla, tende a brigar por vaga na Câmara Federal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;