Automóveis Titulo
Firestone lança pneu Multihawk para populares
Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC
20/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Criado para otimizar as condições de rodagem dos veículos sobre rodas o pneu, cada vez mais, vai além de um mero coadjuvante na história da mobilidade contemporânea.

Exemplo disso é a constante busca pela evolução adotada pelas fabricantes. A mais recente partiu da Firestone.

Para substituir os pneus F-570 e F-590 (há 20 anos no mercado), a marca - pertencente a Bridgestone - lançou o Multihawk, que chega para atender o mercado de reposição de carros populares no Brasil.

Com sete medidas diferentes, o produto atende automóveis como os Fiat Palio,Uno e Mille, os Chevrolet Celta, Classic e Prisma, o Volkswagen Gol, entre outros modelos de entrada, que respondem por 73% da frota brasileira, conforme apontam os dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Dentre os principais destaques do produto, a marca ressalta a resistência ao rolamento 10% menor, ou seja, o atrito entre o pneu e o solo é dez vezes mais eficaz do que nos pneus da concorrência.

Outro ponto positivo é a duração. Segundo a empresa, o Multihawk tem uma vida útil 20% maior. Resultado do uso de uma composição de borracha mais rígida para a área de contato, com isso, o controle é maior em pistas secas.

O design também contribui em vários aspectos, como estabilidade, segurança e economia de combustível. Aqui, o desenho da banda de rodagem oferece mais versatilidade em qualquer condição de uso.

Para desenvolver mais desempenho em pista molhada, os blocos centrais têm formato arredondado e, assim, conferem maior drenagem de água.

Com a otimização da largura e profundidade dos sulcos, o Multihawk ganhou equilíbrio na distribuição de pressão de contato com o solo. Sem contar o formato arredondado dos ombros, que evita o desgaste irregular.

MERCADO

Após a crise mundial de 2009, a importação de pneus no Brasil cresceu 33% ao longo de 2010. "Na época, nossa produção caiu e o mercado de fora entrou com força por aqui. Foram mais de dez milhões de unidades", explica Marco Antônio Carneiro, diretor de marketing e vendas da Bridgestone do Brasil.

A marca não fala em números, mas assume ter aumentado os investimentos nas fábricas de Camaçari (BA) e Santo André, no Grande ABC - de onde saem 80% dos 42 mil pneus produzidos pelas fábricas diariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;