Memória Titulo
Natal da família italiana em São Bernardo

O Teatro Cacilda Becker transformou-se numa casa italiana enfeitada para o Natal

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Teatro Cacilda Becker transformou-se numa casa italiana enfeitada para o Natal. Foi há uma semana. Encenou-se peça de teatro e apresentou-se o Coral Bicchieri d'Oro.

Os componentes do coral cantaram e atuaram como atores. No enredo, numerosa família italiana vive um Dia de Natal e conta a história da Befana, comemorada em 6 de janeiro, Dia dos Reis.

La Befana (também chamada de Strega, ou Vecchia) é personagem mítica com aspecto de velha, que leva presentes para as crianças. Na Itália é mais amada que o Papai Noel.

O clima natalino tomou conta do Cacilda Becker. E o Bicchieri interpretou trechos de óperas, entre as quais ‘Astro del cielo', comemorativa ao Natal.

DESTAQUES
Na direção, Airton Rodrigues; na regência do coral, Simone Strublic; teclado, César Patoulos; tocando a bigorna na peça ‘Coro dos Ferreiros', Bruno Victorio Meneghetti.

Risos, choros, aplausos...

Texto: Marco Antonio da Silva, o Quico

O espetáculo foi muito bom. Conseguimos lotar o teatro e a peça foi muito bem recebida. As pessoas riram, choraram, aplaudiram e, mais importante, conseguimos atingir os dois objetivos; primeiro, fazer as pessoas recordarem um pouco de como o Natal era comemorado e, segundo, levar mais um desafio ao pessoal do coral e ver que ele corresponde à altura a empreitada. Como você sabe, o coral tem muitas pessoas de idade e, como eu falei para o Airton, diretor da peça, estar no coral é um fator motivador para eles, e o nosso é de arrumar estes desafios.

Conversei com algumas pessoas após a apresentação e muitas me falaram que ficaram tocadas e choraram, sem nenhuma vergonha. É bom levar esta emoção às pessoas, não acha?

SANTOS DO DIA
Domingos de Silos, Íngenes, Liberato, Tolomeu (ou Ptolomeu) e Zeferino

HOJE
Quarto domingo do Advento, Dia do Mecânico e Dia da Bondade.

NEWS SELLER
Domingo, 20 de dezembro de 1959

Manchete - São Bernardo vai ganhar um posto do SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência). Inauguração será no começo do ano (1960)

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 20 de dezembro de 1979

Manchete - Motoristas aceitam o aumento proposto e ônibus não param

Santo André - Interdição da Catequese causa congestionamentos.

Editorial - Na Avenida dos Estados, a morte espreita.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Palavra de ordem é exportar

Vôlei masculino - Ontem, na capital, Paulistano 3, Pirelli 1, no primeiro jogo da série decisiva do Estadual.

Futebol - Aliança, de São Bernardo, perdeu ontem para o Araçatuba, nos pênaltis, pela decisão do Torneiro Integração Juvenil Estadual. No tempo normal, houve empate em 0 a 0.

EM 20 DE DEZEMBRO DE...
1949 - Circo T. Pelanda pede alvará para realização de corrida de touros em São Bernardo.

1969 - Instituição Assistencial João Ramalho lança a pedra fundamental da sua escola-oficina na Vila Luzita, em Santo André. À frente, o comendador Piero Pollone.

- Prefeitura de São Bernardo, Estado e União assinam convênio para ampliação da ETI Lauro Gomes.

- João Castaldelli inaugura o Supermercado Joanin, no sistema leve-pague, em São Caetano. Durante os 30 anos anteriores, Castaldelli manteve um armazém de secos e molhados.

2004 - Fundado o São Bernardo FC.

ALMANAQUE
Jurandir Alécio Rodrigues
Nascimento: Garanhuns (PE), 20 de dezembro de 1937.
Vereador: 1960 a 1963.
Partido: PTB
Chegou a Santo André em 1955. Colaborou com a imprensa local. Redescoberto em São Paulo, participou do I Congresso de História do ABC, realizado em 1990 em Santo André.

SANTO ANDRÉ - "Quando aqui cheguei, Santo André atravessava um período de importância e grandiosidade. Aqui se desenvolvia a indústria, que era o ímã que atraia as massas de nordestinos para cá. Mas senti, na minha ingenuidade, que as bases em que essas indústrias estavam mantidas eram fracas. Bastava um tapa e elas cairiam." (cf. anais do I Congresso de História do Grande ABC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;