Economia Titulo
Preço dos alimentos puxou alta da inflação em São Paulo
da ABr
06/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação na capital paulista em 2010 foi a mais alta desde 2004 e os alimentos, os maiores responsáveis pela elevação recorde do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município de São Paulo, medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A inflação, no ano passado, somou 6,4%, sendo 2,65 pontos percentuais referentes apenas ao item alimentação.

Segundo o relatório anual do IPC, esses produtos subiram 12,2% durante o ano. Destaque para a carne bovina, que ficou 34,45% mais cara em 2010. "A carne foi a vilã da inflação. Subiu muito mais que nos outros anos", afirma o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune. "Isso puxou os alimentos e a inflação toda."

Comune diz que a falta de chuvas entre julho e agosto comprometeu os pastos e pressionou o valor da carne. A alta nos valores de produtos básicos como trigo e milho também colaborou com o aumento.

A elevação dos preços de transporte também influenciou a taxa da inflação municipal. Em 2010, o item teve variação de 7,06%. A expansão, de acordo com Comune, foi causada, principalmente, pelo reajuste de 17% nas tarifas dos ônibus de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;