Cultura & Lazer Titulo
Ilustrador do 'Diário' vence concurso em Piracicaba
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
11/08/2001 | 14:31
Compartilhar notícia


O ilustrador do Diário Luiz Carlos Fernandes, 41 anos, é o primeiro colocado na categoria caricatura do 28º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais importante do gênero no país e um dos maiores do mundo. O evento contou nesta edição com 1.304 trabalhos em competição, assinados por 600 desenhistas de 40 países. Fernandes retratou o escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Confira em tabela nesta página os premiados em cada uma das categorias (caricatura, cartum, charge e história em quadrinhos).

Pela primeira vez o Salão divulga os vencedores antes da abertura da exposição dos selecionados, que acontecerá de 25 deste mês a 14 de outubro no Engenho Central, patrimônio histórico e cultural à beira do rio Piracicaba. A mostra contará com 251 trabalhos.

Fernandes, casado e pai de dois filhos, natural de Avaré e morador de São Caetano, acompanha o Salão desde a primeira edição, em 1974. “Sempre ensaiei, mas só agora participei. Só me inscrevi porque o Ricardo Girotto, meu amigo e também ilustrador do Diário, me estimulou”, disse o caricaturista premiado.

“Fiz a caricatura de um dia para outro e enviei no último minuto do prazo: a agência do Correio em que postei o trabalho já estava fechando. Decidi pelo Borges mas cheguei a me arrepender, pois achei que deveria ter feito a caricatura de alguém mais popular no país, como o Luiz Gonzaga, por exemplo. Fiz o Borges porque uma vez assisti a uma entrevista com ele e simpatizei com sua pessoa. Também já fiz um desenho dele para o caderno de Cultura do Diário e as pessoas gostaram muito. O pior é que esqueci de escrever no verso do trabalho de quem era o desenho. Pensei que não o reconheceriam”, afirmou Fernandes, que é praticamente autodidata, pois estudou apenas um ano de desenho.

Uma curiosidade: ele é daltônico. “Confundo as cores. Certa vez fiz uma caricatura e pintei a pessoa de verde. Tanto que escrevo nos meus lápis de que cores eles são, para evitar confusão, pois já inverti um monte de cores”, disse.

Fernandes trabalhou no Diário de 1982 a 1985 e voltou para o jornal em 1990, onde está até hoje. Em seu currículo, por exemplo, consta o prêmio de melhor ilustração de livro infantil no HQ Mix de 1997, pela Coleção Castelo Rá-Tim-Bum (Cia. das Letrinhas), que ele assina com Girotto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;