Cultura & Lazer Titulo
Chico Buarque ao vivo
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/08/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Mesmo com uma temporada de mais de um mês em São Paulo no ano passado, a turnê Carioca, de Chico Buarque, deixou muitos fãs sem o gostinho de ver o compositor no palco, ambiente que restringe a ocasiões cada vez mais esporádicas. O CD duplo e o DVD Carioca ao Vivo, lançados em duas datas este mês, apresentam diferentes papéis. Suprir a carência dos que não puderam vê-lo e servir como souvenir àqueles que estiveram no show.

Isso porque o material não tem a pretensão de se aproximar de um disco de estúdio e preserva aquela aura que liga artista e público. A vibração e o encantamento da platéia estão presentes tanto no áudio como nas imagens. A “limpeza” nos sons produzidos fora do palco foi mínima.

A maneira pela qual o diretor André Horta conduziu as filmagens para o DVD também copia o olhar original de quem esteve nas apresentações. As imagens foram todas captadas nos shows do Tom Brasil, em São Paulo, em outubro de 2006.

Este é o primeiro registro completo feito de um show de Chico. São 33 músicas reproduzidas na mesma ordem do set list feito para as apresentações. O roteiro foi feito pelo próprio compositor.

Para quem já se acostumava a ver o cantor apenas no papel de protagonista de documentários, concedendo entrevistas bem-humoradas, é interessante perceber como ainda comanda timidamente a banda.

No dueto com Wilson das Neves em Grande Hotel, ensaia um bate-bola e pega emprestado o tamborim do ‘baterista preferido’ do cantor. Mas tudo sem espalhafato.

Os únicos extras do DVD oferecem a apresentação de algumas músicas por outros ângulos. Ótimo para ver em ação a excelente e entrosada atuação dos músicos.

CD - O CD duplo tem as mesmas canções do DVD, mas mistura os shows paulistas com os do Canecão, no Rio, realizados em fevereiro deste ano.

Começa com a música que resumia o momento do retorno aos palcos – Voltei a Cantar, de Lamartine Babo, passa pelas diversas referências femininas de Renata Maria, Morena de Angola, As Atrizes e Ela é Dançarina, revisita o Rio em Subúrbio e Morro Dois Irmãos e volta ao samba de Sem Compromisso, de Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro e Quem Te Viu, Quem Te Vê antes de entregar João e Maria de presente de despedida para o público.

Carioca ao Vivo – Biscoito Fino. CD (já à venda, R$ 35) e DVD (nas lojas em 15 de agosto, R$ 39)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;