Cultura & Lazer Titulo
Jeanne Moreau recebe Urso de Ouro no Festival de Berlim
Por Do Diário do Grande ABC
04/01/2000 | 11:07
Compartilhar notícia


Jeanne Moreau, a grande dama do cinema francês, receberá no dia 11 de fevereiro um Urso de Ouro concedido pelo Festival de Cinema de Berlim, que presta este ano homenagem à atriz, apresentando ``Mademoiselle' de Tony Richardson, adaptaçao da obra de Jean Genet, anunciou esta terça-feira Moritz de Hadeln, diretor do Festival.

A 50ª Berlinale, que vai inaugurar de 9 a 20 de fevereiro seu novo palácio, o Berlinale Palast, em Potsdamer Platz, no centro da capital alema, apresentará ainda uma retrospectiva de filmes interpretados por Jeanne Moreau e uma monografia.

Há dois anos, a atriz, inesquecível intérprete de ``Jules e Jim', de François Truffaut, e de ``Diário de uma camareira', de Luis Buñuel, recebeu em Hollywood um Oscar em homenagem ao conjunto de sua carreira.

``A popularidade de Jeanne Moreau permanece intacta entre o público e os cineastas do mundo inteiro há mais de cinqüenta anos', ressaltou Moritz de Hadeln, estimando que a atriz ``aliou durante toda sua carreira intelecto e paixao através de papéis sumamente diversos'.

Nascida em Paris em 1928, Jeanne Moreau entrou em 1946 no Conservatório Nacional Superior francês de Arte Dramática e estreou no cenário do entao recém-nascido Festival de Avigñon em 1947. No dia em que completou 20 anos, foi convidada a incorporar-se ao elenco da Comédia Francesa, mas permaneceu pouco tempo na importante instituiçao teatral.

Em 1949, a atriz estreou no cinema, mas foi Louis Malle quem a revelou ao grande público em 1958, em ``Ascensor para o cadafalso'.

Transformada em musa da Nouvelle Vague, Jeanne Moreu trabalhou nas décadas de 50 e 60 sob o comando de François Truffaut, Michelangelo Antonioni, Joseph Losey, Orson Welles, Jacques Demy e Luis Buñuel, entre outros.

Nos anos 70, a atriz passou para trás da câmara para dirigir ``Lumière' (1976) e ``L'adolescente', filme apresentado em concurso na Berlinale em 1979.

Apaixonada pela sétima arte, disposta sempre a apoiar os novos talentos e a atuar nos primeiros filmes, a grande atriz francesa preside a associaçao Equinoxe, destinada a apoiar os jovens cineastas europeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;