Memória Titulo Memória
Por que não São Bernardo?
Ademir Medici
29/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana Antenor Coradi, que podemos chamar de Semana da Fotografia, Isa Yara Coradi Carraro conta como se deu a vinda da família, em definitivo, para São Bernardo. A cidade crescia. Mais e mais trabalhadores eram atraídos pela indústria automobilística em instalação no eixo da Via Anchieta. Havia espaço, muito espaço, para os talentos nas mais variadas categorias profissionais. E a população precisava de um local para as suas fotos 3x4 e de lembranças, até, da ascensão social.

Uma base em Santo Amaro

Texto: Isa Coradi

A grande virada na vida do casal Antenor e Sofia Coradi deu-se por um acaso do destino. Antenor comprou uma máquina de fole e chassis para chapas de vidro. Fez um tripé para o suporte da máquina e uma caixa tipo ‘lambe-lambe’ e começou a tirar fotos dos banhistas que frequentavam Interlagos nos fins de semana. Ali mesmo as fotos eram reveladas e entregues. Era mais um trabalho que deixava algum lucro e a satisfação de aprender mais. Um problema ocorria em fins do verão, quando a frequência tornava-se bem menor.

Certa tarde, quando Antenor arrumava os apetrechos para ir embora, foi cumprimentado pelo senhor João Podegurski, que se dizia fotógrafo profissional e trabalhava num famoso foto da época, o Foto Kojima, em São Paulo. Quando soube que Antenor e Sofia moravam nos fundos do prédio da antiga escola, na Rua Adolfo Pinheiro, ponto central de Santo Amaro, nasceu a proposta de sociedade na montagem de um estúdio fotográfico.

O senhor João era muito bom profissional. Fotografava com arte em poses estudadas. Utilizava jogo de luzes. Retocava alguma imperfeição que por acaso houvesse no rosto da pessoa. Antenor fazia a parte de laboratório. Revelava e ampliava as fotos. Aos poucos foram atraindo muitos fregueses pela boa qualidade até de fotos de amadores e fotos para documentos.

Com o grande movimento, Antenor propôs ao sócio a montagem de um estúdio fotográfico em São Bernardo, cidade em franco progresso. A mãe de Antenor havia herdado uma casa na principal rua da cidade, a Marechal Deodoro. Reformada, a casa foi dividida em duas: a residência de um lado e um salão comercial na outra metade.

Durante um mês, Antenor trabalhou montando os cenários, vitrines, refletores e um laboratório de quarto escuro, para fazer as revelações. A procura de seu atelier aumentava com as fotos expostas na vitrine, todas coloridas a óleo.

Mas Antenor viajava todos os dias até Santo Amaro levando os negativos e revelando as fotos para serem entregues no dia seguinte em São Bernardo.

A procura aumentava o serviço. Ficava muito cansativo viajar todos os dias. Havia o tempo perdido nas viagens. Com o crescente movimento de fregueses o estúdio ficou pequeno.

Em dezembro de 1949, Antenor alugou uma casa na Rua Santa Filomena, em São Bernardo, próxima do foto da Marechal Deodoro. Sofia e os filhos Carlos e Isa mudaram-se para São Bernardo.

Diário há 30 anos

Sábado, 29 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5710

Manchete – PIB cresce 4,1% até outubro, constata o Ibre – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas; inflação anual bate recorde com 223,8%

Política – Tancredo Neves (candidato à Presidência da República) quer reformas antes da Constituinte.

São bernardo – Prefeitura lança IPTU sobre valor real do imóvel.

Crônica (Roterdan Cravo, um dos pseudônimos do jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário) – Vou ficar longe do mercado futuro

Acidente – Carga de 20 toneladas cai sobre casas em Rudge Ramos.

Santos do dia

- Tomás Becket (Normandia, 1117) Bispo. Colocou-se ao lado dos necessitados, o que descontentou ao rei Henrique II. Foi assassinado a golpes de espada quando entrava na catedral do seu país.

- Segundo

- Primiano

Hoje

Dia Internacional da Biodiversidade

Em 29 de dezembro de...

1904 – Anunciada a internação, no hospício do Juqueri, de Bernardina de Paula Rosa, procedente do Alto da Serra (Paranapiacaba).

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: ‘A ação dos aliados na Bélgica; proposta da Venezuela para a convocação de uma conferência dos países neutros’.

1929 – Inspetoria de Veículos da Prefeitura de São Bernardo publica editais cientificando os interessados que não será concedida licença, em 1930, a nenhum automóvel de condução pessoal e de aluguel que não estiver em boas condições de conservação e segurança.

Proprietários que quisessem manter as mesmas placas de 1929 – deveriam garantir reservas até 15 de janeiro.

- Lira de Santo André realiza concerto no coreto em frente ao Cine Teatro Carlos Gomes e participa de concurso da Prefeitura. A melhor banda receberia um prêmio de 600$000. A outra concorrente, a Banda Liberdade, tocaria no mesmo local no domingo seguinte.

- A comissão julgadora era formada pelas senhoras Stael Carvalho Palhinha e Alzira Simões Vieira e por Salvador Degni.

- No campo do Fluminense, no Rio, os Cariocas vencem os Paulistas por 3 a 1, na disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções.

1934 – DER está revestindo com material betuminoso um trecho da estrada de rodagem São Paulo-Santos. A experiência ocorre no km 7, pouco adiante do arco-pedágio do Sacoman, em São Paulo, em era anterior à da construção da Via Anchieta.

1954 – Inaugurado busto do Conde Francisco Matarazzo, no salão nobre do Palácio Mauá, em São Paulo, edifício-sede da Fiesp e do Ciesp. Matarazzo foi o primeiro presidente do Ciesp, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Município Paulista

Avanhandava. Criado em 29 de dezembro de 1925 e instalado em abril de 1926. No vocábulo indígena, significa ‘forte correnteza’. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;