Política Titulo
José Dourado conquista apoio do PRB

Líder do governo formaliza adesão e caminha para tornar-se próximo presidente do Legislativo

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereador e líder do governo em Diadema, José Dourado (PSDB) anunciou ontem o apoio do PRB, dos vereadores João Gomes e Ricardo Yoshio, e deu mais um passo para tornar-se o futuro presidente da Câmara na eleição a ser realizada em dezembro.

Predileto do prefeito Lauro Michels (PV), Dourado agora contabiliza, de maneira formal, 13 dos 21 votos possíveis da Casa, o que torna sua eleição irreversível. A favor do tucano estão quatro votos do PR, outros quatro do PV, dois do PRB, dois do PSDB e um do PMDB. A bancada do PSB, também governista, composta pelos vereadores Vaguinho do Conselho e Célio Boi, pleiteia candidatura, inclusive já anunciando apoio do grupo petista, com seis votos – o PT é a única legenda de oposição na Casa.

O apoio do PRB dependia da sinalização de Yoshio, que se portava de maneira independente ao Paço. Médico de formação, o parlamentar adotou postura após divergências com o Executivo em ações tomadas no setor da Saúde. A rebeldia do parlamentar lhe custou participação no Executivo.

De acordo com Dourado, a busca pelo resgate do parlamentar era prioridade da administração. “Nunca vimos o Yoshio como oposição. Vimos apenas um posicionamento sério de alguém que tem experiência de mais de 30 anos (na Saúde) e que buscava o melhor para o município”, enfatizou o tucano, garantindo que a adesão foi formalizada sem negociação de cargos dentro do governo.

O tucano também considerou que a projeção agora é trabalhar para conseguir o apoio do PSB. “O ideal é formalizar candidatura de forma consensual (da base governista, exceto os votos de petistas). Todos são importantes para essa composição num período que será de extrema importância: os dois últimos anos da atual administração”, argumentou.

Articulador no processo de aliança, o presidente municipal do PRB, Dario Barbosa, confirmou apoio incondicional, livre de compensações, salientando disposição para metade final da administração do verde. “O que tínhamos de considerar eram questões ligadas ao setor da Saúde. E o Ricardo pontuou de maneira concisa. Agora, recebemos essa garantia da Prefeitura e vamos trabalhar.”

Sobre sucessão municipal, o dirigente destacou ser precoce qualquer decisão agora, entretanto, salientou que a reaproximação ao governo facilita para a costura de um futuro apoio à reeleição de Lauro. “Ajuda bastante estar próximo da administração e ser respeitado. É avanço considerável”, complementou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;