Esportes Titulo Brasileirão
Santo André vive dia 'D'

Ramalhão precisa da vitória contra o Avaí para se manter na elite do futebol brasileiro no ano que vem

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
22/11/2009 | 07:17
Compartilhar notícia


É hora da decisão. O Santo André pode definir hoje à tarde (17h), contra o Avaí, no Bruno Daniel, se disputará novamente a Série A do Brasileiro no ano que vem. Para permanecer na elite, só a vitória interessa ao Ramalhão. Em caso de derrota, vitória do Fluminense sobre o já rebaixado Sport ou empate do Botafogo com o São Paulo, o time é derrubado à Série B.

"É o nosso dia D no campeonato. Temos poucas chances, mas estamos confiantes. Uma vitória nossa somada a derrotas dos adversários diretos pode nos dar ânimo de novo e vamos buscar fugir desta situação até o último jogo", destacou o meia Júnior Dutra, que volta ao time depois de cumprir suspensão na derrota para o Goiás (3 a 1).

Há exatos 372 dias, em 15 de novembro de 2008, o Santo André garantiu o retorno à Série A do Brasileiro após 25 anos. A vitória sobre o Ceará, no dia 13, somada à vitória corintiana sobre o Vila Nova dois dias depois, credenciou o Ramalhão à elite nacional. No entanto, o sonho pode cair por terra pouco mais de um ano depois.

"As oscilações que tivemos durante o campeonato atrapalharam muito, mas agora não temos mais tempo para lamentar. Estamos conscientes da situação e o time vem jogando bem, apesar dos dois últimos resultados negativos (contra Corinthians e Goiás)", comentou Dutra.

O Avaí, por sua vez, ainda sonha com a vaga inédita na Copa Libertadores do ano que vem. E embalado por três vitórias seguidas vem ao Grande ABC buscar novo triunfo. "É um time que está embalado, encontrou padrão tático e segue confiante em buscar o G-4. Deve ser um jogo dificílimo. As situações são diferentes: eles privilegiados e nós na luta para não cair", analisou o meia.

No entanto, o técnico Silas tem dois desfalques: o zagueiro Emerson e o volante Ferdinando, ambos suspensos. Rogélio e Marcus Winicius, respectivamente, são os preferidos para entrar em campo.

Os desfalques do técnico Sérgio Soares são os atacantes Nunes e Renato Dias, suspensos. Já o lateral-esquerdo Elvis, lesionado, está fora. O zagueiro Cesinha, por sua vez, é dúvida. Assim, Marcel pode fazer dupla de zaga com Vinícius Orlando e Rodriguinho deve jogar no ataque com Wanderley, mas o boliviano Pablo Escobar também é opção para a posição. Uma outra vertente é adiantar Camilo ao ataque e utilizar Ricardo Goulart no meio. Enquanto isso, pela esquerda, Arthur é o mais cotado para atuar, mas Ávine está recuperado de lesão e também pode voltar.

Rômulo espera ampliar marca diante do ‘freguês' Avaí para seguir na elite
Nos tempos de Chapecoense, quando era o curinga do time catarinense - vice-campeão estadual no início da temporada -, o lateral-direito Rômulo costumava infernizar a zaga do Avaí. Tanto que, jogando como atacante, marcou três gols nos últimos três jogos contra o rival com a camisa do time de Chapecó. Já pelo Santo André, no confronto do primeiro turno, o jogador teve atuação destacada, mas saiu de campo lamentando a derrota por 1 a 0.

"Gosto de enfrentar o Avaí. Vou bem contra eles e tenho certeza de que vamos conquistar um bom resultado", comentou Rômulo. "Mesmo porque não temos o que fazer senão buscar a vitória. É obrigação", completou o atleta.

Prestes a encarar mais uma vez o Avaí em 2009, Rômulo destacou os motivos para a boa fase dos catarinenses na elite. "Eles têm projeto bom. Estiveram na lanterna do Campeonato Brasileiro e, mesmo assim, a diretoria acreditou no projeto, houve o empenho do Silas e com o trabalho de todos conseguiram sair daquela situação", disse o lateral que, no entanto, lamentou ter de estragar a possível ida do rival à Libertadores de 2010.

"Se depender da gente, o sonho deles de ir à Libertadores acaba agora. Vai ficar para o ano que vem", concluiu.

Na torcida - Além da concentração e do compromisso por uma vitória hoje à tarde contra o Avaí, o elenco do Santo André está na torcida por bons resultados de São Paulo e Sport, respectivamente contra Botafogo e Fluminense. "Vamos ficar na expectativa por essas vitórias e torcer contra eles", destacou Rômulo.

"Mas temos de fazer a nossa parte e conquistar os nove pontos, porque não há gordura para queimar ou jogos para esperar. E, independentemente do que aconteça, queremos terminar o campeonato com honra", completou o lateral.

Elenco destaca boa fase no Brunão
Receber os adversários no Bruno Daniel era motivo para o Santo André praticamente celebrar a conquista de três pontos na classificação. Pelo menos durante o Brasileiro da Série B de 2008 e o Paulista deste ano essa regra valia e o Ramalhão mantinha-se com aproveitamento quase impecável nos jogos como mandante.

Porém, o Brasileirão começou e logo na terceira rodada a derrota para o Flamengo, por 2 a 1, começou a mudar a história. Tanto que nos 17 jogos que disputou no Brunão, o Ramalhão perdeu seis, empatou cinco e venceu seis. Atuar em casa não fez tanta diferença.

O reencontro com a boa fase no estádio, no entanto, ocorreu na parte final do campeonato, após o triunfo sobre o Vitória pela 27ª rodada. Depois, vitórias sobre Palmeiras e Grêmio, e apenas um tropeço diante do Fluminense, deram novamente ao Bruno Daniel o status de caldeirão andreense.

"Não sei por que tão tarde, mas voltamos a jogar bem e a nos encontrar em casa. Reencontramos aquela pegada que tínhamos no início dos jogos. O ponto forte do time desde a Série B e também no Paulista era decidir as partidas nos primeiros 15 minutos", comentou o meia Júnior Dutra, que prometeu mesma postura hoje contra o Avaí.

O lateral-direito Rômulo, que não participou das campanhas na Série B e no Paulista, disse que o Santo André gosta de atuar no Bruno Daniel e lamentou a equipe ter melhorado tão tarde o desempenho como mandante.

"É bom jogar nesse estádio porque é pequeno, aconchegante. Se tivéssemos nos encontrado nos jogos em casa no meio do campeonato, a história seria outra. Mas não é hora de lamentar e, sim, de buscar a vitória contra o Avaí e também diante do Náutico (no próximo domingo, novamente no Brunão), porque enquanto houver chances de não cair vamos lutar", disse o jogador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;