Economia Titulo
Foco na exportação de produtos
básicos gera impacto ambiental
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


O Brasil, nos últimos anos, tem concentrado as exportações em commodities, ou seja, produtos básicos como minério de ferro, petróleo, soja e açúcar. Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado ontem, mostra essa tendência e o maior impacto socioambiental que essa priorização acarreta.

De 2000 a 2008, de acordo com o relatório Comércio Internacional e Sustentabilidade Socioambiental no Brasil, do instituto, o valor das exportações brasileiras em dólares cresceu cerca de 260%. No mesmo período, no entanto, as encomendas de itens de alta tecnologia ao Exterior tiveram expansão de 68% e os produtos não industriais registraram crescimento de 515%.

Com isso, a participação dos itens de tecnologia de ponta caíram de 12% para 6% na pauta de exportações enquanto a fatia dos não industriais subiu de 17% para 28%.

MEIO AMBIENTE - O impacto ambiental dos produtos básicos é analisado, no estudo, pela intensidade de energia necessária para a produção, na comparação com o setor manufatureiro.

Para produzir o correspondente a US$ 1 milhão, a indústria de papel e celulose, por exemplo, consome energia de mais de 700 TEP (Toneladas Equivalentes de Petróleo) enquanto a indústria de transformação (que inclui as fabricantes de automóveis, eletrodomésticos e máquinas e equipamentos) utiliza apenas 200 TEPs.

O especialista Jorge Hargrave, do Ipea, observa ainda que os produtores de itens brutos têm menor potencial de geração de riqueza, de criação de empregos e de arrecadação tributária que os itens manufaturados; limitam a incorporação de novas tecnologias; levam, em muitos casos, à monoculturas em larga escala (caso de soja e cana-de-açúcar) e são intensivos em agrotóxicos.

Hargrave acrescenta que o sistema tributário brasileiro não estimula as exportações de alta tecnologia, ao contrário do que ocorre em muitos países desenvolvidos.

No entanto, ele salienta que, mais do que dizer se a opção pelas commodities é boa ou ruim, é importante que essas variáveis sejam levadas em conta nas decisões estratégicas do País. "A sociedade tem que saber que isso implica custos ambientais", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;