Memória Titulo
Cristo, a Semana Santa e a Saeta em Andaluzia...

Mensagem de Páscoa enviada pelo professor José de Souza Martins, filho da cidade de São Caetano...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Mensagem de Páscoa enviada pelo professor José de Souza Martins, filho da cidade de São Caetano e professor titular de Sociologia da Universidade de São Paulo:

"Com um abraço de Páscoa, de todo o povinho aqui de casa, mando-lhes o link desta Saeta que vem das terras ensolaradas e mouras de Al-Andalus, pátria de meus antepassados. Joan Manuel Serrat canta a Saeta ao Cristo de los Gitanos, com poema do poeta sevilhano António Machado (1875-1939). A Saeta é cântico tradicional nas procissões da Semana Santa, em toda Andaluzia, no Sul da Espanha."

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 3 de abril de 1980

Manchete - Greve continua e o TST poderá decidir só na terça-feira

Tito Costa - Dois helicópteros não identificados fazem voos rasantes sobre a assembleia da Vila Euclides. Prefeito Tito Costa vai à Secretaria da Segurança Pública para inteirar-se da origem dos helicópteros. O desembargador Octavio Luiz Gonzaga Junior, secretário da Segurança, diz ao prefeito que os dois aparelhos não são da área do Estado.

Editorial - A greve chega ao seu ponto decisivo

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Governo não controla os preços.

Cinema - Estranho Sorriso, de Heitor Capuzzo e José Armando Pereira da Silva, críticos do Diário, e Gaijin, são os vencedores em Gramado.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Jacareí. Elevado a vila em 1653, quando se separa de Mogi das Cruzes. Em 3 de abril de 1849 ganha o status de cidade.

No mesmo 3 de abril de 1849 são elevados a cidades: Pindamonhangaba, Mogi Mirim e Bananal que, diferentemente de Jacareí, celebram seus aniversários em outros dias.

Águas de Santa Bárbara. Elevado a município em 3 de abril de 1876, quando se separa de Lençóis Paulista.

Cerquilho. Em 3 de abril de 1948 é promulgada a lei que o eleva a município, separando-se de Tietê.

São Caetano. Instalado em 3 de abril de 1949 com o apêndice do Sul no nome; sua comarca também foi instalada num 3 de abril, mas em 1955.

Entre as mais de 100 fotografias tiradas pela equipe do Diário no terceiro dia da greve dos 41 dias, em 3 de abril de 1980, destacamos esta foto das bandeiras feita pelo repórter-fotográfico Luciano Vicioni no estádio da Vila Euclides. A imagem permanecia inédita

Luciano Vicioni iniciava em 1980 sua carreira de repórter-fotográfico, depois de cinco anos de jornal. Lembra que não acreditou quando o chefe, João Colovatti, o enviou para o estádio da Vila Euclides. Um misto de emoção e tremedeira dominou o jovem fotógrafo, que permaneceu conosco até 2006 e hoje está no ABCD Maior em Revista.

SANTOS DO DIA

Gandolfo de Binasco, Irene, Ricardo de Chichester e Sisto I.

Na estampa de 1958, a representação da Quinta-Feira Santa.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Nas ondas do Rádio

USP FM (93,7). Memória. Para lembrar Morte e Vida Severina. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: big band de Sammy Kaye. Entre os cantores, Al Martino; entre os conjuntos vocais, The McGuire Sisters; amanhã: black band do pianista Earl Fatha Hines, em gravações do período 1930-1950. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das Copas do Mundo (2ª parte): o Mundial de 1950 no Brasil; a decepção do jogo final disputado no estádio do Maracanã; lances dos jogos; depoimentos dos personagens. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A música jovem dos anos 1950 a 1980; e propagandas da mídia da época. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

Trabalhadores

Nascem em 3 de abril:

1912 - João Misael. Natural de Vargem Grande. Associado nº 375 do Sindicato dos Químicos. Setor de Esmagamento da Rhodia Química. Residência: Rua Groelândia, 30.

1917 - Cipriano de Lima. Natural do Espírito Santo do Pinhal. Associado nº 567 do Sindicato dos Químicos. Servente da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Viena, 160, Utinga.

1917 - Dante Bianchini. Natural de Itatiba (SP). Vem para Santo André em 1950. Trabalha na seção de fios tintos da Rhodicaceta. Residência: Rua Brasilio Machado, 548, Vila Príncipe de Gales.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;