Internacional Titulo
Cerca de 450 aves são abatidas preventivamente na Turquia
Da AFP
03/01/2006 | 15:43
Compartilhar notícia


Cerca de 450 frangos, perus e gansos foram abatidos por precaução nesta terça-feira, depois de mortes suspeitas de aves registradas no leste da Turquia, a cerca de 300 km de distância de um foco de gripe aviária, afirmou o governador, Celalettin Güvenc.

"Para evitar um risco eventual, as aves da localidade de Sütevleri foram capturadas e sacrificadas depois das mortes suspeitas de frangos", declarou Güvenc, citado pela agência de notícias Anatólia.

"Este trabalho foi realizado apenas por precaução. Foi terminado, mas as investigações continuam", acrescentou.

Na semana passada, o vírus H5 da gripe aviária foi detectado nas aves da cidade de Aralik, ao leste de Erzurum. As autoridades aguardam os resultados de testes feitos em amostras enviadas para um laboratório britânico para saber se o vírus é o H5N1, potencialmente perigoso para o homem. Cerca de 750 aves foram abatidas por precaução na localidade, que foi posta em quarentena.

Um primeiro caso de H5N1 foi detectado na Turquia em 5 de outubro entre uma criação de perus na cidade de Kiziksa, no noroeste do país.

Em 9 de dezembro passado, a Turquia havia anunciado a vitória sobre a gripe aviária nesta região, após ter realizado milhares de testes e ter abatido cerca de 10 mil aves.

Os veterinários alertaram que a Turquia levará algum tempo sob a ameaça de uma epidemia de gripe aviária porque o país fica na rota migratória das aves que podem ser portadoras do vírus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;