Setecidades Titulo Escola em São Bernardo
Alunos abordam políticas públicas necessárias para a região em 2030

Segurança e infraestrutura de escolas e hospitais são algumas demandas

Flavia Kurotori
do Diário do Grande ABC
18/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Estudantes da EE (Escola Estadual) Professor Ismael da Silva Júnior, na Vila Flórida, em São Bernardo, participaram ontem da 13ª edição do Desafio de Redação, promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Alunos escreveram sobre A Região Que Eu Quero Em 2030 e destacaram diversas políticas públicas que devem melhorar.

“Aqui na região temos muitos roubos, moradores de rua e pessoas desempregadas, e essas questões precisam melhorar”, apontou Júlia Ovidio Martimbianco, 13 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental. “E isso são coisas que não seriam difíceis para o governo resolver, se eles (os políticos) não pensassem apenas em corrupção”, completou.

Da mesma turma, Poliene Henriques, 13, salientou que a segurança nas sete cidades precisa melhorar. “Temos muitos casos de roubos e boa parte deles acaba não sendo solucionada, então, é preciso investir na capacitação de policiais.”

Por sua vez, Raul Shigueo, 14, escreveu sobre as melhorias que espera nas áreas da educação e da saúde. “As escolas precisam melhorar sua estrutura para incentivar os alunos, assim como os hospitais, que estão precários.”

O jovem também deseja que o Grande ABC avance em projetos culturais. “Cada um pode fazer sua parte, propor ideias e promover apresentações, shows e expressões artíticas no geral”, explicou. Além disso, o menino afirmou que a população precisa conhecer melhor os seus direitos para, assim, lutar por eles.

CONCURSO
Esta edição do Desafio de Redação termina em 16 de outubro. Os participantes das redes pública e privada concorrem a prêmios – a melhor produção literária entre estudantes do 3º ano do ensino médio e do 1º ao 3° anos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ganham bolsa de estudos integral em curso superior na USCS. Também há notebooks, TVs e bicicletas para os autores de outras séries escolares do Grande ABC. 

Hoje, sete escolas da região participam do concurso: EE Doutor Generoso Alves de Siqueira e EE Professora Ivone Palma Todorov Ruggieri, em Santo André; e Colégio Jean Piaget, Etec Lauro Gomes, EE Metalúrgico Luis dos Santos, EE Mario Franciscon e EE Professora Luiza Collaco Queiroz Fonseca, em São Bernardo.

A iniciativa do Diário tem patrocínio do Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), de São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;