Memória Titulo
Paranapiacaba, Peabiru, Borda do Campo...

Um bom tema para o estudo da história do Grande ABC...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Um bom tema para o estudo da história do Grande ABC: os seus caminhos. Ontem citamos a Estrada do Sacramento, de Rudge Ramos. Hoje temos um caminho infinitamente mais extenso, o Peabiru, graças à notícia que recebemos de Eduardo Pin, da Associação de Monitores Ambientais e Culturais de Paranapiacaba. Segundo ele, o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, mês passado, em sua reunião de estudo, discutiu o Peabiru e todos os presentes indicaram o sítio arqueológico de Paranapiacaba como traçado original daquele caminho histórico anterior à era cabralina.

Escreve Eduardo Pin: ‘Sabem aquele canal artificial imundo, que hoje chamamos de Rio Pinheiros, pois é, antes do represamento da Billings e da reversão do seu curso, era chamado de Geribatiba (ou Jurubatuba) e mais recentemente de Rio Grande. Sua nascente está a poucos metros do que chamamos hoje de Trilha da Comunidade. Se Salesópolis se orgulha de dizer que o Rio Tietê nasce lá, por que não assumimos que o Rio Pinheiros nasce aqui, perto de onde o Sr. Ventura fundou a comunidade do Vale da Aurora, em Paranapiacaba, Santo André?'.

Ao longo do século 20, o Instituto Histórico debateu muito acerca da localização da Vila de Santo André da Borda do Campo, sem uma conclusão definitiva - mesmo porque aquela vila do quinhentismo teve vida muita curta e não deixou resquícios físicos. Agora entra em pauta o Caminho do Peabiru, que cortaria o território do atual Grande ABC.

O historiador Felipe Araújo lembra que o Peabiru interligava a então Capitania de São Vicente à cidade e Cusco, no Peru. Sua trilha estendia-se por 3.000 quilômetros e também cortava Paraná, Bolívia e Paraguai. Foi um dos caminhos utilizados pelos povos sul-americanos antes de o Brasil ser colonizado pelos europeus.
Uma bela história está posta. Do tupi-guarani, Peabiru significa ‘gramado amassado'. Sua rota justifica o nome, pois foi aberta no meio da mata virgem. Alguns autores informam que a trilha tinha um 1,40 metro de largura.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 10 de agosto de 1982 - Nº 4976
Manchete - Israel impede saída dos palestinos
Santo André - Teleférico para e isola 200 pessoas no Parque do Pedroso.
Indústria - Rhodia Química promove visita de familiares à fábrica em Santo André.Política - Fábrica de móveis Irmãos Corazza coloca o seguinte cartaz em seu muro da Rua Jurubatuba: ‘É permitido pôr propaganda de candidatos desonestos'. O muro permanecia em branco.
Editorial - Diadema sofre com sua classe política
Futebol - Pelo Paulista, Divisão Especial, domingo, em Taubaté: Taubaté 2, Santo André 1; pela Segunda Divisão, no Baetão, São Bernardo 1, Aparecida 0, gol de Everaldo (de cabeça).
Acidente - Incêndio destrói setor da fábrica de móveis Santa Tereza, à Rua Santa Filomena, 449, em São Bernardo.
Polícia - PMs matam comerciante de São Caetano.

EM 10 DE AGOSTO DE...
1972 - São Bernardo anuncia iluminação de 80% de suas ruas até o final do ano.
1977 - Sociedade Amigos de Eldorado, em Diadema, divulga carta aberta contra o projeto Sanegran, do governo estadual. Em pauta a preservação da Represa Billings.

HOJE
Dia da Enfermeira (em homenagem a Ana Nery, voluntária da Guerra do Paraguai) e Dia Mundial da Solidariedade Cristã.

MUNICÍPIO PAULISTA
Castilho. Fundado em 10-8-1937. Elevado a município em 1954, quando se separa de Andradina.

A charge do Diário
No domingo, 8-8-1982, a página do Editorial do Diário passava a ser ilustrada por uma charge. Juarez, Duá e Fausto, cartunistas, se revezariam na publicação. Os três profissionais já tinham trabalhos publicados em alguns dos mais importantes órgãos de imprensa do País.

Trabalhadores
347 - Nelson Catarino dos Anjos, 25. Residia à Rua Lourdes, 289. Operário da Matarazzo.
348 - Antonio Duque de Lima, 48. Natural de Jaboticabal (SP). Residia à Rua Boa Vista, 373. Operário da Quimbrasil.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA
Lourenço, Deusdedit e Mercês. Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Santa Filomena - Hoje é também o Dia de Santa Filomena, ‘Amiga da Luz' (Lumena, Luz). Ela foi assassinada a mando do imperador romano Diocleciano. Fonte: Santa Filomena, Virgem e Mártir, de Attilio Giacomelli, Editora Prelúdio, 1958.
A devoção à Santa Filomena foi trazida ao Grande ABC pelo padre Silvio Grecco em 1881, ano da construção de uma capela dedicada à santa. A capela foi erigida na Rua Marechal Deodoro por uma brasileira, Maria das Dores Jesus, nascida em São Bernardo, conforme estudos do historiador Wanderley dos Santos.
São Lourenço - Padroeiro dos Diáconos. Missa em seu louvor será celebrada hoje, às 19h30, na Paróquia Santa Terezinha, em São Bernardo: à Rua Antonio Simionato.
Na foto, cadeira de Estado. Século 18. Feita em jacarandá da Bahia, com couro lavrado e metal. Origem desconhecida.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Antonia Ferreira Lima, 78. Natural de Juca (CE). Dia 4. Cemitério Camilópolis.
José Bento Souza da Rocha, 59. Natural de Portugal. Dia 5. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.

SÃO BERNARDO
Rosa Morita Takenti, 79. Natural de Ourinhos (SP). Dia 6. Cemitério os Casa.
Nelson Miguel Ficher, 69. Natural de Caiuá (SP). Dia . Cemitério da Paulicéia.
Paulo Francisco dos Santos, 57. Natural de Lagedo (PE). Dia 7, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor.
Maria Ivanilda Pereira, 51. Natural de São Paulo (SP). Dia 6. Cemitério Parque Paulista, na Capital.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Assumpta Mastiguim Benite, 91. Natural de Itapuí (SP). Dia 1º.
Jesuina Ribeiro da Rocha, 89. Natural de Conduiba (BA). Dia 1º.
Leone Valeriano Matta, 87. Natural de Mata Grande (AL). Dia 3.
Maria Rosário Tulino, 86. Natural de Teófilo Otomi (MG). Dia 30.
Alice Martins Jordão, 82. Natural de Coroados (SP). Dia 2.
Leonor Moretti Morales, 80. Natural de São Paulo (SP). Dia 5.
Rita Silva Raimunda de Oliveira, 78. Natural de Catigua (SP). Dia 4.
Maria de Fátima Delfino, 76. Natural de Araguaré. Dia 6.
Roberto Augusto, 69. Natural do Rio de Janeiro (RJ). Dia 6. 
Anísio Serra Nunes, 59. Dia 3. 

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;