Cena Política Titulo
‘Fogo amigo’ no governo de Diadema
Fábio Martins
30/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A polêmica sobre a escuta ilegal encontrada no gabinete da secretária de Educação de Diadema, Tatiane Ramos (PSB), registrou desdobramentos no governo do prefeito Lauro Michels (PV). A informação é que o dispositivo de gravação instalado embaixo da cadeira da titular da Pasta teve direcionamento de pessoas que fazem parte da cúpula da administração verde. Isso porque o grupo que teria agido na ação possui interesse no desgaste político de Marcos Michels (PSB) – hoje presidente da Câmara –, secretário da área na primeira gestão de Lauro e mentor da indicação de Tatiane no cargo. Primo do prefeito, Marcos articula candidatura a deputado estadual em 2018. A instabilidade de parte do governo poderia ajudar politicamente a pavimentar outras lideranças. É o famoso fogo amigo, comum no poder público.

BASTIDORES

Baixa adesão
O ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) intensificou peregrinação para ganhar adeptos à sua campanha para a presidência do petismo estadual. Ele tem rodado diversas cidades paulistas na tentativa de resgatar o partido, mergulhado em grave crise institucional. Em contrapartida, o que chama atenção das atividades é a baixa adesão das reuniões, talvez até por desânimo da militância no processo interno. Em ato recente no Sindicato dos Químicos do ABC, deputados com base eleitoral na cidade em que comandou por dois mandatos não marcaram presença.

Não colocaram fé
Por falar em disputa interna no PT, o ex-vereador andreense José Montoro Filho, o Montorinho, anunciou apoio ao candidato Zé Paulo Nogueira. O suporte neste momento não foi encarado, no entanto, com impacto. Alguns partidários avaliaram que o movimento contabilizará em ‘soma zero’ ao considerar que a adesão será praticamente isolada e não do grupo inteiro.

Uber do dirigente
Como contraponto às informações publicadas nesta coluna, o presidente do PT de Rio Grande da Serra, Erick de Paula, admitiu que tem atuado de motorista de Uber, mas afirmou que faz “viagens desde 2014” e nunca foi funcionário comissionado em nenhuma das prefeituras da região. Emendou que a atividade “não é só para complemento de renda”, uma vez que trabalha como operador de áudio.

Após projeto, o encontro
Depois de o Diário registrar que o deputado estadual Sebastião Santos (PRB), com base em Barretos, protocolou projeto de concessão de título de estância turística a Rio Grande da Serra, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) compareceu ontem à Assembleia Legislativa. O tucano fixou compromisso de empenhar-se em programas ligados ao setor. Ambos fecharam proposta de firmar parceria para apoio a matérias da cidade.

Bate cabeça no PEN
A posição do PEN de São Caetano pode ser considerada como bate cabeça. A direção local, nas mãos do ex-prefeiturável Gilberto Costa, fala em postura de independência em relação ao governo José Auricchio Júnior (PSDB), bem como as diretrizes de atuação da bancada na Câmara. O fato é que o único vereador da sigla, Caio Funaki, é governista desde antes do início do mandato. É esperar para ver.

Uns vão e outros vem
Sai governo e entra prefeito. Umas empresas vão e outras vêm. Quem se mantém em São Caetano é a TB Serviços, Transporte, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos. A gestão de José Auricchio Júnior (PSDB) encaminhou contrato no valor de R$ 6,52 milhões com a firma para limpeza dos prédios públicos – o termo será de 12 meses e possui outros vínculos na cidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;