Cultura & Lazer Titulo
Christian Bale é favorito entre atores coadjuvantes
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A categoria de melhor ator coadjuvante parece ser das mais certas na edição deste ano. Christian Bale venceu praticamente todos os prêmios aos quais disputou por sua performance em "O Vencedor". O papel como o ex-boxeador que ainda vive dos tempos de glória enquanto perde a vida para o crack lhe rendeu a primeira indicação à estimada estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Caso o Oscar chegue, irá coroar uma interpretação na qual o ator se entregou de corpo (principalmente) e alma.

Natural do País de Gales, o ator começou cedo, em "O Império do Sol" (1987) e ficou conhecido do grande público como pratagonista na série "Batman". Outro trabalho que lhe tornou popular foi como Patrick Bateman no polêmico "Psicopata Americano" (2000).
 
As intensas performances, como as apresentadas em "Tempos de Violência" (2005) e "O Exterminador do Futuro - A Salvação" (2009), o transformaram em um dos principais astros da atual geração.


Outros concorrentes:

Geoffrey Rush
Aos 59 anos, Geoffrey Rush se mostra um ator inteligente. A participação como Lionel Logue em "O Discurso do Rei" não poderia ser menos competente. Contando a deste ano, o ator completa quatro indicações, sendo que venceu a de melhor ator em 1997, por "Shine - Brilhante". Talvez seja o único capaz de desbancar Christian Bale.

A mistura da comédia e do drama pode ser vista por diversas vezes. Atuações em "Contos Proibidos do Marquês de Sade" (2000) e na série "Piratas do Caribe" comprovam a versatilidade de Rush.


John Hawkes
A surpresa da categoria foi a aparição de John Hawkes entre os cinco indicados. Apesar de pouco tempo na tela, a interpretação como o agressivo tio da protagonista Ree em "Inverno da Alma" foi boa o bastante para lhe garantir uma vaga na briga.

Hawkes nunca chamou a atenção em grandes produções de Hollywood, mas tem prolífica carreira entre filmes independentes. Ele pode ser visto em longas como "Miami Vice" (2006) e "O Gângster" (2008). A primeira indicação ao Oscar será apenas como espectador, mas deve ajudar a movimentar sua agenda.

Jeremy Renner
Jeremy Renner tem visto a carreira decolar depois da indicação ao Oscar de melhor ator no ano passado por "Guerra ao Terror". Agora, no papel do desconfiado ladrão James Coughlin, ele representa a ação "Atração Perigosa" na cerimônia.

As poucas chances para o prêmio parecem não importar, já que suas atenções hoje estão voltadas a dois blockbusters: o terceiro "Missão Impossível" e o aguardado filme da equipe de heróis "Os Vingadores".

Mark Ruffalo
Outra zebra na disputa é Mark Ruffalo, de "Minhas Mães e Meu Pai". Na comédia, ele interpreta Paul, o patriarca do título, que altera o cotidiano do casal de filhos Joni e Laser. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

O jeito carismático faz com que Ruffalo frequenta elencos de filmes mais açucarados, como "De Repente 30" (2004). Apesar de tudo, é um dos principais personagens da dramática adaptação "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008).


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;