Economia Titulo
Exportação de açúcar predomina no Porto de Santos
Por
08/06/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


Noble Hawk, o navio de bandeira cipriota atracado no berço 19 do Porto de Santos é a peça final de uma cadeia logística iniciada há meses. O graneleiro de 190 metros de comprimento deixou o cais do terminal arrendado pela Cosan na manhã de sábado, 38 horas depois, com 51.200 toneladas de açúcar brasileiro. Destino: a Índia que, com a quebra da safra açucareira no ano passado, passou de exportadora a importadora da commodity.

Com capacidade estática para armazenar 380 mil toneladas de granel e 50 mil sacos, o terminal da Cosan é o maior operador de açúcar no Porto de Santos, porto que mais exporta a commodity no Brasil (67% de janeiro a abril). O País é líder na produção mundial.

Daí se tem uma ideia da dimensão da operação, cujo recorde foi batido no ano passado, com a chegada de 25 mil toneladas em um único dia. Atualmente, 70% da carga chega sobre rodas e 30% sobre trilhos. "Mas a ideia é que, até 2012, 80% venha por vagão e 20% em caminhões", explicou o supervisor de operações Vinícius Alves Rosete, lembrando que, no início da década, a fatia do modal ferroviário se limitava a 10% do total ali movimentado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;