Setecidades Titulo
Campanha vacina 14,7 mil crianças em quatro horas
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
21/06/2009 | 07:11
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Em apenas quatro horas, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite imunizou cerca de 14,7 mil crianças menores de 5 anos no Grande ABC. A primeira prévia da ação, realizada sábado pela Secretaria de Saúde do Estado, também revela que 1,8 milhões foram vacinadas com a gotinha em todas as cidades paulistas. A segunda etapa da campanha será no dia 22 agosto.

A recepcionista Cintia Fonseca Serra, 27 anos, de São Caetano, foi uma das diversas mães que passaram na UBS Armênia R. Locatelli, no bairro Santa Maria. Ela levou a filha Marcelly Fonseca de Campos, 5. "Acho muito importante acompanhar a vacinação da minha filha. Procuro não perder essas oportunidades," Na hora de mostrar a carteirinha de vacinação da garota, Cintia descobriu que ela poderia tomar também a vacina Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), que não havia sido prevista mas é oferecida também na campanha contra a pólio.

O enfermeiro responsável pela unidade, Neymar Dias de Oliveira, informou que até o meio-dia, cerca de 500 crianças haviam sido vacinadas no local. Também foram disponibilizadas a vacinea Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche) e hepatite.

Na Unidade de Saúde de Vila Guiomar, em Santo André, o movimento estava ainda maior. A enfermeira Silvana Dantonio Endiukaitis disse, no entanto, que poucos estavam com vacinação atrasada. Foi o caso de Gabriel, 5, filho da manicure Marilene Santana, 35, que teve de tomar mais do que a gotinha, diferentemente dos irmãos Lucas, 3, e Fábio, 1 mês.

Estrutura - Foram mobilizados, ao todo, 16.499 postos de vacinação fixos e volantes em todo estado. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite acionou 53,2 mil profissionais de Saúde, 4.300 vecículos e cinco barcos envolvidos na operação. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abriram a campanha pela manhã na Capital paulista, em um evento circense no Parque do Ibirapuera. Em todo o Brasil foram vacinadas 8 milhões de crianças e a meta, na próxima fase, é atingir 14,7 milhões.

Embora a doença tenha sido erradicada no País em 1992, ainda existem casos na Ásia e África, o que não extingue a possibilidade de contágio e torna a pólio uma ameaça mundial. A poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dores de cabeça e paralisia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;