Memória Titulo
Escola Júlio de Mesquita a caminho do ano 75

A Reforma da Educação Profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Reforma da Educação Profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente. O caso Etec Júlio de Mesquita: história, espírito de pioneirismo e dedicação. Pesquisa de mestrado do professor Fellipe de Assis Zaremba.

A pesquisa foi desenvolvida na linha de políticas e práticas educacionais do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho. A ideia do orientador foi aprofundar o debate em torno da reforma da educação profissional. Assim, a história da Júlio de Mesquita ficou para um plano secundário.

Agora Fellipe quer retomar a pauta e dissecar o que foi a antiga Escola Profissional Júlio de Mesquita, o que ela representou no ensino de Santo André e Grande ABC e os passos dados até atingir os dias de hoje. Mesmo porque a escola celebrará 75 anos de fundação em 2010.

Como obra municipal, a Júlio de Mesquita foi inaugurada em 1935. Passou por vários comandos e há tempos integra a Rede Paula Souza, de São Paulo. Historicamente, teve atuação importante no que o autor chama de surto de industrialização andreense na década de 1930.

O trabalho de Fellipe Zaremba perdurou entre 2004 e 2008. A memória oral foi importante - o aluno realizou entrevistas com professores e funcionários. É ele que explica, em resumo:

1 - A pesquisa procurou saber de que forma o modelo de competências definido pela reforma da educação profissional tem impactado na elaboração do plano de trabalho docente dos professores do curso de Química da Etec Júlio de Mesquita.

2 - Nossa hipótese de trabalho é de que o processo de apropriação do modelo de competências nos planos de trabalho docente não se dá de forma literal, mas mediados pela cultura escolar e pelas práticas escolares e, portanto, materializa em sua construção toda uma densidade histórica que marca a trajetória da escola, seus professores, seus gestores e alunos.

3 - Consideramos muito importante o resgate da história da instituição, do seu espírito de pioneirismo e dedicação à educação de qualidade.

O AUTOR
Fellipe Zaremba é graduado em História (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Universitário da Fundação Santo André (2004); possui licenciatura em Pedagogia (2006), com pós-graduação em Direito Educacional (2008). É professor e pesquisador.

Futebol

O Clube Atlético Monte Alegre, de São Caetano, foi o campeão da Terceira Divisão de Profissionais em 1963, competição da Federação Paulista de Futebol. Daquele time, o massagista Mário Romano guardou a foto de hoje, que é encaminhada à coluna pelo seu filho, o pesquisador Luiz Romano.

O jogo realizou-se em Atibaia, no campo do União São João. Em pé: Mário Romano, Fernando, Tico, Tim, Vilmar, Shank, Rubens e Gabriel Gomes; agachados: Preguinho, Levi, Oséas, Tarea, Marinho e Darci

Sétimo dia

A missa em homenagem a Valentino, goleiro do Corinthians Paulista na década de 1950, será celebrada hoje às 19h, na Matriz da Sagrada Família, em São Caetano. Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, no Centro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 8 de junho de 1979

Manchete - Figueiredo (João, presidente da República) reduz a dependência dos Estados à União

Trabalho - Deputado estadual Almir Pazzianotto vê falhas no anteprojeto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Santo André - Casas do Jardim Oriental, ao longo do Córrego Taioca, na divisa com São Bernardo, ameaçadas pela erosão.

Ribeirão Pires - Depredada escola estadual do Jardim Santa Rosa.

Editorial - A volta dos comandos sanitários.

Música - Martinho da Vila estreia no Teatro Pixinguinha, em São Paulo. A matéria é assinada pelo jornalista Edylio Maluf, que estreia no Diário.

Polícia - Assaltantes presos durante tiroteio em Santo André.

EM 8 DE JUNHO DE...

1936 - Clemente Raimundo, o Mimi, nasce em Santo André. É músico e cantor, toca pistão e percussão. Apresenta-se em casas noturnas e restaurantes.

1969 - TV Bandeirantes transmite ao vivo o programa Na Minha Casa Todo Mundo é Bamba diretamente do Tênis Clube de Santo André.

HOJE

Dia do Citricultor e Dia Mundial dos Oceanos.

SANTOS DO DIA

Clodolfo, Efrén e Salustiano.
Efrén foi doutor da Igreja. Escreveu a maior parte de sua obra teológica em versos. Lutou contra as heresias do seu tempo e foi denominado: Cítara do Espírito Santo e Cantor da Virgem. Faleceu na cidade de Edessa, no Norte da Mesopotâmia, no ano 373.

Crônica do Guido
Texto: Guido Fidelis

A luz interior que ilumina nossos ideais deve continuar acesa mesmo quando o dia se esvai e chega a noite. Há o luar e as estrelas que nos acompanham.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;