Automóveis Titulo História
Meio século de sonhos

Fundada em 1963, fabricante de superesportivos Lamborghini chega aos 50 anos mais em forma do que nunca

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
09/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Que atire a primeira pedra o viciado por superesportivos que não se arrepia diante de um Lamborghini. Pois é, a fabricante italiana de sonhos sobre rodas de alto desempenho completa em 2013 50 anos de história.

Fundada em 1963 pelo empresário Ferruccio Lamborghini (1916-1993), a marca é uma das mais cultuadas em todo o mundo, ao ponto de ser considerada por alguns tão expressiva quanto a praticamente unânime Ferrari.

Ferrari, aliás, que é considerada, entre as inúmeras versões contadas, pivô da criação da fábrica. De acordo com o site da própria Lamborghini, Ferruccio, proprietário de uma coleção de poderosos bólidos das marcas Jaguar, Mercedes e Maserati, não estava satisfeito com o rendimento da sua Ferrari 250 GT e por isso solicitou uma reunião com o comendador Enzo Ferrari, que se recusou a recebê-lo.

Ferruccio e seus engenheiros desmontaram a supermáquina de Maranello e descobriram que muitas peças eram comuns, não tinham nada de especial. Foi então que o empresário decidiu fundar sua própria montadora de superesportivos, hoje de propriedade do Grupo Volkswagen.

A versão mais popular, no entanto, é a de que o encontro entre Lamborghini e Ferrari aconteceu. No entanto, o comendador teria desprezado as reclamações de Ferruccio, alegando que ele era um mero fabricante de tratores e que não entendia nada de superesportivos - palavras que o motivaram a criar a própria marca.

Independentemente de qual seja a verdade, o que importa é que a Lamborghini nasceu em maio de 1963, em Sant'Agata Bolognese, entre Bolonha e Modena, e perto de Maranello. E o primeiro supercarro não demorou a ser apresentado. Em outubro daquele mesmo ano, durante o Salão de Turim, foi revelado o 350 GT, projetado por Giampaolo Dallara, design com passagens por Ferrari e Maserati, e Giampaolo Stanzani. O modelo, de linhas clássicas e muita personalidade, utilizava motor de 12 cilindros em ‘V', que viria a se tornar uma das características dos Lamborghinis.

Na sequência vieram outros clássicos, como 400 GT e o 350 GTS. O primeiro carro com nome, digamos, convencional, foi o Miura, lançado em 1969, e que homenageia uma raça de touros muito famosa nas touradas na Espanha. Aliás, outros carros da Lamborghini ganharam nomes de touros: Urraco, Diablo, Murciélago - algo considerado natural, já que Ferruccio era do signo de touro.

Entre os modelos que mais marcaram a história destes 50 anos de Lamborghini, destaque para o Countach, esportivo que nasceu com motor V12, mas devido à crise do petróleo dos anos 1970, chegou a ter um ‘simples' oito cilindros em ‘V'. Outro que marcou época foi o Diablo, que, quando lançado, na década de 1990, era o carro mais rápido produzido em série.

E o futuro da marca promete. Após o sucesso da Gallardo - veículo mais vendido da história da marca -, alguns conceitos da lamborghini estão no forno: Estoque, Urus (segundo SUV da marca) e aquele que promete ser mais um sucesso: Sesto Elemento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;