Economia Titulo Mais barato
Lojas de vestuário
iniciam liquidações

Para despertar interesse do cliente, os shoppings e
comércio de rua da região dão descontos de até 70%

Por Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
07/01/2014 | 07:18
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Celso Luiz/DGABC


Depois da volúpia com que se faz compras em dezembro, janeiro chega com impostos, matrículas, calor e certo desinteresse pelas atividades de consumo. Para tirar as caixas registradoras da inatividade, os comerciantes lançam mão de remédio infalível: a liquidação. Um passeio pelos shoppings e ruas de comércio da região mostra que as vitrines já estão chamando os clientes com a promessa de percentuais de desconto convidativos, que chegam a até 70%.

“Liquidar em janeiro é uma tradição do comércio e tem mais a ver com a necessidade de gerar fluxo nas lojas do que com o desempenho de vendas do Natal”, explica o superintendente do Golden Square Shopping, Cláudio Nembri. Seguindo essa praxe do setor, o centro de compras são-bernardense que foi inaugurado em outubro prepara sua primeira grande liquidação institucional, que vai do dia 9 a 12. Com o nome de Selo Dourado e a promessa de trazer descontos de até 50%, a liquidação do shopping virá acompanhada de uma campanha de comunicação. “A intenção é ampliar o fluxo de visitantes em 30%”, diz Nembri. Atualmente, a média diária está entre 15 mil e 20 mil visitantes, e o valor gasto por cliente por loja gira em torno de R$ 150 – no período natalino foi de R$ 300. “Os resultados do Natal foram dentro das nossas expectativas”, disse Nembri.

Redes como Zara e Levi’s, entretanto, já apresentam descontos que giram em torno de 30%. “Tomo cuidado com essa tentação para não levar o que não vou usar”, disse a propagandista de São Bernardo Adriana Santos, 30 anos, que estava de olho nas vitrines do Golden.

No ParkShopping São Caetano o saldão também vai de 9 a 12. A grande queima de estoques ocorrerá na maioria das lojas do empreendimento e oferecerá descontos de até 70%. “A Liquidação do Lápis Vermelho é uma boa oportunidade para o consumidor adquirir os produtos que sonha a um preço mais acessível. Para o shopping, trata-se de uma estratégia para incrementar o fluxo num período de férias”, afirma o gerente de marketing da Multiplan, Rodrigo Peres.

Alguns centros de compras, no entanto, preferiram se adiantar. É o caso do shopping Praça da Moça que começou a sua liquidação logo depois do Natal e a encerrou no domingo.

NAS RUAS - No calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, as vitrines mostram ofertas desde a semana passada. Na Zune Jeans, a grande faixa de liquidação tem feito seus estoques caírem pela metade. “Percebi que as pessoas estão mais ligadas em preços finais baixos do que em percentuais de desconto altos. Tenho produtos que estão com 60% de desconto que estão saindo menos do que os que têm descontos menores, mas valor final mais baixo”, avalia a gerente Francine Yagui. “Só não vendi mais por falta de produto na loja”, comemora.
 

Grandes redes trazem ofertas neste mês

Remarcar (para baixo) os preços em janeiro já faz parte do comércio. Então, muitos shoppings não chegam a fazer campanhas para divulgar as ofertas e deixam por conta dos lojistas anunciarem em suas vitrines.

“Nossa expectativa é de incremento de público e vendas ao longo do mês de janeiro, pois esta é uma temporada já aguardada pelo consumidor. Até o fim desta semana muitas lojas se juntarão à Riachuelo, C&A e O Boticário, que saíram à frente e já iniciaram suas liquidações”, diz Fábio Oliveira, superintendente do Atrium Shopping.

Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping ABC, Roger Tanywaga, o ano no estabelecimento já começou com grandes liquidações, principalmente em lojas de roupas e calçados, que trazem descontos de até 70%.

No São Bernardo Plaza, as promoções também são bem atraentes. Entre as lojas que estão oferecendo abatimentos de até 50% estão Siberian, Malwee, Intimissimi, Adidas, Colci, Centauro e Tennis One. A C&A anuncia cortes de até 60% e TNG e Uatt? vão até de 70% desconto.

O Grand Plaza Shopping, o Shopping Metrópole e o Mauá Plaza Shopping também não estão fazendo campanha institucional de liquidação, mas seus corredores mostram que muitos lojistas já adesivaram suas vitrines anunciando as ofertas.

Exemplo é a Ortobom, do Mauá, que tem desconto para colchão de casal em torno de 30%.
 




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