Márcio Bernardes Titulo
Espanha é favorita

Quem vai ganhar a Copa do Mundo? Essa pergunta, com certeza, provoca a inquietude de todos

Por Especial para o Diário
11/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem vai ganhar a Copa do Mundo? Essa pergunta, com certeza, provoca a inquietude de todos. Jogo é jogo e final é final, já diria o célebre filósofo contemporâneo.

Mas é impossível ficar impassível e em cima do muro em uma hora como essa. Por isso, a razão diz que a Espanha será campeã do mundo pela primeira vez na história.

O futebol, no entanto, é imponderável. Nem sempre o melhor ganha. Nem sempre o favorito faz valer a escrita. Por isso, é muito cedo para comemorações espanholas.

A equipe de Vicente Del Bosque encantou nesta Copa. Mas deveria empolgar, caso conseguisse concluir em gols as belas jogadas criadas nos seis jogos anteriores.

Os gols não surgiram e muitos foram perdidos. E isso poderá influenciar em uma final. Nessa hora não adianta só bonitas jogadas e um toque de bola precioso.

A Holanda é aquilo que dissemos antes do jogo contra o Brasil e que facilmente é possível observar: tem dois bons jogadores, Sneijder e Robben. A defesa é instável e o goleiro não oferece segurança, apesar de ter feito defesa maravilhosa em chute de Kaká no primeiro tempo em Port Elizabeth.

Os outros jogadores holandeses são aplicados taticamente e limitados tecnicamente. Time por time a Espanha é muito melhor. Mas terá de provar isso em campo.

O jogo só acaba quando termina.

BASTIDORES

Howard Webb foi uma feliz indicação da Fifa para dirigir a final da Copa. Ele teve irreparáveis atuações nesta Copa do Mundo, especialmente no jogo Brasil x Chile. Com ironia, Webb disse que aqui na África o maior problema para a arbitragem foi a vuvuzela. O barulho insuportável atrapalha o diálogo do árbitro com os jogadores.

- O presidente Lula estava animado na sexta-feira. Em todas as aparições oficiais brincou com repórteres e Ricardo Teixeira. Mostrou confiança com a organização da Copa de 2014 e disse que estará nos estádios como torcedor.

- Nunca quis votar no melhor jogador de uma Copa porque a Fifa não aceitava esperar a final e decidir quem é o melhor mesmo, de verdade! Porque muitas vezes a última impressão é a que fica. Por exemplo, lembram de 2002 quando Oliver Khan foi escolhido? E depois falhou feio no gol de Ronaldo.

- Se não bastassem as previsões desse polvo Paul, agora surge periquito que teria poderes especiais. Mani que é de Cingapura divulga que a Holanda será campeã mundial, diferentemente do polvo, que indica a Espanha, depois de acertar todos os jogos da Alemanha nas fases anteriores do Mundial. Que loucura, hein?!

TOQUE FINAL

Amanhã o mundo todo comenta a final da Copa da África. E a partir de terça-feira só se falará do Mundial de 2014. Devemos alertar, mais uma vez, que não estamos em condições de realizar sequer Copa das Confederações. Imagine então Copa do Mundo?!

Muita coisa precisa ser feita. E o tempo agora vai correr contra. Vamos começar pelos aeroportos. Todos eles, indistintamente, a começar por Cumbica, não têm os mínimos padrões internacionais. Em alguns aspectos são uma vergonha.

Nenhuma cidade possui estádio com as mínimas condições mundialistas. Obras, portanto, são necessárias. A impressão que fica é que todos estão contando com as verbas oficiais. Não pode ser assim. Os governos devem investir em infraestrutura que sirva para a Copa de 2014 e que seja legado para a população.

As pessoas que pensam sabem que dinheiro público nunca foi tratado com responsabilidade. E ainda há a ressalva da lei que permite abrir mão de concorrência quando a obra for urgente ou de relevância para o bem público.

Conhecendo os cartolas brasileiros e da Fifa como conhecemos, não se pode ter outra sensação, senão a preocupação. A sociedade deve cobrar, exigir e ficar vigilante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;