Claúdio Conz Titulo
Brasil marca presença na NRF 2013

A feira proporcionou um dia inteiro de palestras voltadas ao pequeno e médio varejo, e o País teve destaque na programação

Cláudio Conz
17/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Dando continuidade ao tema da última semana, estamos acompanhando de perto a Convenção Anual da National Retail Federation em Nova York, um dos eventos mais importantes para o comércio mundial. O evento ocorre há 102 anos e oferece muitas oportunidades de negócio e networking.

A feira proporcionou um dia inteiro de palestras voltadas ao pequeno e médio varejo. O Brasil teve destaque na programação. No domingo, Roberto Sampaio, da Marisa, Marcos Gouvea de Souza e Alberto Serrentino, da GS&MD, falaram sobre consumidores emergentes em países emergentes juntamente com o mexicano Esteban Galindez, do Grupo Elektra. Entre os pontos abordados, os palestrantes falaram sobre o equilíbrio entre preço e a satisfação do cliente, a utilização do cross channel e a ampliação do portfólio de serviços. Sampaio ainda explicou como a Marisa está trabalhando cada dia mais o visual e merchandising, além de buscar oferecer ao cliente mais formas de pagamento.

As supersessões da NRF viraram keynote e o primeiro painel desse tipo foi apresentado por Melvin Landes e Alison Lewis, da Coca Cola, que falaram sobre a grande variedade de produtos da empresa para agradar ao máximo possível de clientes, além de parcerias com a rede Walgreens e com outras empresas varejistas, da preocupação da empresa com a questão da sustentabilidade e a intenção de compartilhar emoções e valores.

Alison Lewis explicou o reposicionamento da marca com relação à era mobile e citou que, por exemplo, a própria página da empresa no Facebook não foi criada pela companhia e sim por dois clientes da Califórnia que adoram o produto. A Coca Cola ainda apresentou diversos vídeos e ações de marketing que deram certo. Na segunda keynote do dia, Jill Pulleri, da IBM, falou sobre uma pesquisa realizada pela empresa, que revelou que 84% dos entrevistados tinham feito a sua última compra em lojas físicas, mas que apenas 56% deles pretendiam voltar a fazer isso. Outros 9% tinham intenção de fazer a próxima compra on-line e 35% não sabiam qual canal utilizariam. Na sequência, Erik Qualman, autor do livro Socialnomics falou sobre como as redes sociais estão influenciando o comportamento de compra dos consumidores.

Como nos anos anteriores, a delegação brasileira é uma das maiores do evento. Ainda não sabemos os números oficiais, mas a brincadeira dos bastidores é de que metade da audiência é do Brasil. O setor de material de construção está representado nas várias delegações. Trata-se de uma excelente oportunidade para aprendizado e networking, que recomendo a todos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;