Palavra do Leitor Titulo
IPTV: novas possibilidades

O IPTV (novo método de transmissão de sinais televisivos) está cada vez...

Dgabc
11/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O IPTV (novo método de transmissão de sinais televisivos) está cada vez mais perto da casa dos usuários. E não só das casas. Uma das possibilidades que esse novo serviço traz é a TV everywhere, ou seja, toda a programação da TV disponível no PC, smartphone ou tablet e com alta qualidade de imagem e som. O Brasil caminha a passos largos nesse sentido e os amantes da inovação aguardam ansiosos a chegada da IPTV.

Assistir à programação da TV nos dispositivos móveis não é novidade. Já fazemos isso com as tecnologias que possuímos atualmente. Mas sabemos o quanto é ruim quando estamos assistindo a um vídeo e a imagem não está nítida ou trava na melhor parte, sem contar o som de baixa qualidade. É nessa hora que a IPTV se diferencia.

A TV faz parte da rotina dos brasileiros. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 95,1% dos domicílios brasileiros possuem televisão. Outro dado interessante é que em agosto de 2012, mais de 15 milhões de casas possuíam TV a cabo. Ou seja, as pessoas gostam de assistir TV e investem para ter mais conteúdo e programação diferenciada.

Nos últimos anos, os dispositivos móveis também caíram nas graças da população. Dados da Gartner (empresa de consultoria) apontam que 821 milhões de smartphones e tablets foram vendidos mundialmente até o fim do ano, e a expectativa é que em 2013 seja vendido 1,2 bilhão. No Brasil, estudo da Gfk Brasil (empresa de pesquisas) mostrou que entre janeiro e agosto do ano passado, os tablets tiveram aumento de 267% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. Já o número de smartphones subiu 55% em comparação com o mesmo período de 2011.

Ou seja, o brasileiro gosta de assistir televisão e está cada vez mais aderindo à tecnologia mobile. E a IPTV pode proporcionar a junção dessas duas ‘paixões'. Tem como este novo serviço não fazer sucesso no Brasil? Acredito que não. Agora, cabe às empresas oferecer atrativos para os usuários. Com certeza, esse aplicativo seria muito bem aceito por aqui. Mas a IPTV está apenas no início aqui no País. Muito já foi feito, mas ainda precisamos dar alguns passos para que os brasileiros possam usufruir dessa inovação tecnológica. Vamos acompanhar e aguardar todas as novidades que virão junto com a IPTV.

João Moretti é empresário.

PALAVRA DO LEITOR

Alerta!

Este ano é tempo de adversidades sem fronteiras, com o alinhamento de quatro elementos fundamentais. Teremos crise no setor de combustíveis, nos sistemas elétricos, nos aeroportos e no tráfego aéreo. É tempo de reflexões; os veículos estarão com sede alucinada de combustíveis, sem limites. No sistema elétrico, queiram ou não, estamos à mercê dos apagões. Caos nos aeroportos, que estão falidos. Isso é sinônimo de alerta no tráfego aéreo. O céu não está para brigadeiro. Mas a vida continua...

Kiyoshi Ikeda, Santo André

Defensor - 1

Quero saber o que o missivista que escreveu a carta sobre Genoino (dia 7) fez antes de escrevê-la? Porque usar adjetivos como íntegro, honesto, ético, bom caráter, correto etc, para se referir a um dos chefes, de acordo com STF, de uma das maiores quadrilhas que já lesaram este País é coisa de gente que não está muito bem, seja por causas naturais - caso seja, o compreendo e relevo -, seja por agentes externos. É certo que são muito fortes.

Gecimar Evangelista, Mauá

Defensor - 2

O papa João Paulo II tem uma biografia, o Bandido da Luz Vermelha também e José Genoino idem. Portanto, quando a ministra Carmem Lucia, do STF, disse não estar julgando a biografia do réu (Genoino) deixou claro nas entrelinhas que estava pouco se lixando para o passado do mesmo, fosse ele bom ou ruim, interessava sim julgar os crimes do passado recente, assim o fez acertadamente. Então, caro leitor e apaixonado defensor de Genoino, seu ídolo com toda justiça deve sim puxar uma cana. E que isso seja incluído na sua bela biografia.

Nelson Mendes, São Bernardo

Ônibus

Pois bem, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em Mauá proibiu os coletivos da Viação Estrela de Mauá de circularem dentro de seu terminal, decisão tomada por uma juíza, pasmem, substituta. Não seria mais prudente essa juíza e a EMTU tirarem de circulação os ônibus malcuidados da Eaosa e Viação Ribeirão Pires das ruas, as quais oferecem risco enorme à vida de seus usuários e também de terceiros, pois seus ônibus mais quebram do que andam, além do que seus motoristas parecem não transportar pessoas. É um alívio se chegar ao destino final do trajeto.

Flávio Giroldo, Santo André

Vai fazer?

Fiquei indignado com a reportagem neste Diário sobre o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior como secretário de Esportes do governo Alckmin (Política, dia 8)! O que ele não fez em São Caetano espero que faça no Estado de São Paulo.

Fernando Zucatelli, São Caetano

Segurança

Estou de pleno acordo com a resolução do novo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo ao determinar que a partir de agora todas as vítimas feridas em confrontos com a polícia devam ser socorridas exclusivamente pelo Samu e não mais pelas viaturas da Polícia Militar. É a forma mais adequada de prestar socorro e deixa a viatura livre para outras ocorrências. Assim, está otimizando o uso da estrutura policial para ganhar mais eficiência.

Charles França, São Bernardo

Governem

Não merecemos isso! Dona Dilma e periféricos, comecem a governar o Brasil. Esqueçam o falastrão Manuel Zelaya, o falso bispo Fernando Lugo, o cocaleiro Evo Morales, o picareta Rafael Correa, a destrambelhada Cristina Kirchner, o doente Fidel Castro e o quase morto Hugo Chávez. Não envergonhem ainda mais o cidadão brasileiro, não desmoralizem nosso País, não merecemos isso.

Humberto de Luna Freire Filho, Capital

Musical

A televisão mostrou uma escada musical instalada na estação de trens na cidade de Osasco, em São Paulo. Que tal instalar uma escada musical em Brasília, para incentivar os deputados a frequentarem mais os corredores do Congresso?

Edgard Gobbi, Campinas (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;