Esportes Titulo
São Bernardo vai brigar pelo título nos Regionais
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
17/07/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


São Bernardo quer deixar de ser o coadjuvante e se transformar no protagonista na 49ª edição dos Jogos Regionais, que começa na quarta-feira, na Praia Grande. Diferentemente dos outros anos, em que ficou atrás de São Caetano e Santos, a cidade deseja alcançar o lugar mais alto do pódio. "Vamos lutar pelo título dos Jogos Regionais", disse o secretário de Esportes, José Fiorizi Piovezana. Justamente com este espírito guerreiro, que São Bernardo desce a Serra do Mar rumo ao litoral.

Um dos principais trunfos da cidade nos Jogos Regionais será o fato de ter firmado acordos com vários clubes para fortalecer os esportes coletivos. Além da vitoriosa parceria com a Metodista, no handebol masculino, e com o Banespa, no vôlei masculino, a cidade se uniu ao Palmeiras, no futebol feminino, e ao Brasil Telecom, no vôlei feminino, entre outros.

Mesmo assim, Fiorizi acredita que São Bernardo não privilegiou nenhum esporte em especial. "Demos atenção igual a todas as modalidades. Tanto que fizemos acordos em diversos esportes, sendo coletivos ou individuais", rebateu o secretário.

Nos individuais, São Bernardo não deve nada às atuais superpotências do esporte. Embora a equipe de atletismo de São Caetano seja imbatível, São Bernardo conta com reforços importantes para conquistar pontos importantes nos Jogos Regionais. Entre eles está a velocista Luciana Alves Santos, a segunda mulher mais rápida do país. A atleta obteve a segunda colocação nos 100m rasos, no Troféu Brasil de Atletismo, no final de maio. Além disso, Luciana possui duas Olimpíadas no currículo.

Outra modalidade que São Bernardo baterá de frente com a vizinha do Grande ABC será no judô. O técnico do Mesc/São Bernardo, Alessandro Puglia, vai apostar no poder feminino. A equipe contará com Joyce Segala e Kelly Cristina, da equipe reserva do Brasil, e com a campeã sul-americana júnior, Fernanda Bastoni.

A equipe feminina ganhou reforço importante da carioca Tânia Ferreira, que representará a cidade nos Jogos Regionais e Abertos. A judoca é titular da seleção principal, que vai defender o país no Mundial do Egito (setembro). No entanto, não contará com a pesado Aline Puglia, bronze no Mundial Júnior de Budapeste (2004), que está contundida.

Abertos - Apesar de se preparar para disputa dos Jogos Regionais, na realidade São Bernardo está com o pensamento voltado para os Abertos do Interior. A conquista do título nos Regionais e, conseqüentemente, na próxima competição, que será realizada em Botucatu, em outubro, dará muita moral a São Bernardo que deseja sediar a Olimpíada Caipira de 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;