Setecidades Titulo
Bebê chega a Mauá e ganha outro nome
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
30/04/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A recém-nascida abandonada dia 18 em uma caçamba de lixo na Praia Grande, no Litoral, chegou ontem à tarde na casa da tia materna, em Mauá, após receber alta do Hospital Municipal Irmã Dulce. A menina, que era chamada de Vitória pelos funcionários do hospital, recebeu o nome de Maria Eduarda, segundo os familiares.

A tia materna, Roseane de Salles de Lins, 40 anos, recebeu a guarda provisória do bebê. Antes de deixar o hospital, a equipe médica orientou a família sobre as medicações, alimentação e exames de rotina.

A família chegou por volta das 16h35 e, em seguida, duas viaturas da polícia que faziam a escolta. "Não queremos expor a criança, agora é um momento da família. É muita emoção tê-la em casa", afirmou João Bispo de Lima, 50, marido de Roseane.

Segundo a cunhada de João, a dona de casa Kelly Cristina dos Santos, 26, o bebê passa bem. "Está com três quilos. Ganhou diversas roupinhas no hospital", revelou.

A família relatou que precisou de escolta desde que saiu do hospital até deixar a cidade. "Não imaginávamos que haveria tanta gente da imprensa", disse o marido de Kelly, o autônomo José Carlos Lins, 38.

A conselheira tutelar da Praia Grande Michele Quintas informou que a tia recebeu a guarda provisória. "Foi feita uma visita à residência. A avaliação apontou as condições necessárias para a criança."

Michele explicou que agora é aguardado o resultado do DNA do suposto pai. "Após o resultado, a situação será reavaliada."

Desde que chegou ao hospital com infecção, o bebê permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), recebendo tratamento com antibióticos.

O bebê, que chegou pesando 2,5 quilos, ganhou cerca de 500 gramas, após 12 dias de internação.

A mãe, Rosineide de Salles Lins, 39, deixou a filha em uma caçamba em frente a uma escola. O bebê foi encontrado por um catador. Ela está presa desde o dia 23, após ser indiciada por abandono.

Rosineide tem outros oito filhos, sendo um casal de gêmeos que está sob cuidados de duas mulheres que têm a guarda das crianças.

 

Chegada da menina surpreende vizinhos

Os vizinhos da dona de casa de Mauá Roseane de Salles de Lins, 40 anos, ficaram surpresos com a chegada da recém-nascida.

"Não sabia que ela era irmã da Rosineide. Quando vi na televisão que tinham deixado uma criança na caçamba não acreditei. Acho que deve ter sido depressão pós-parto. Mas quem somos para julgar?", disse a aposentada Edna Almeida Silva, 70.

A doméstica Zenilda Santos Assunção, 49, reforçou que Roseane saberá cuidar bem da criança.

"Ela sempre cuidou muito bem dos filhos e agora não vai ser diferente", opinou.

Ela disse que criou dez filhos sem pai e sempre conseguiu lidar com as diferentes situações.

A auxiliar de serviços gerais Eliane da Silva, 35, acredita que, em vez de deixar a recém-nascida em uma caçamba, a mãe poderia ter conversado com um parente ou colocar para adoção.

"Tem tanta gente que quer ter um filho e vemos situações como essa. Eu, que sou mãe de cinco filhos, não consigo me ver cometendo algo assim. Acredito que uma depressão pós-parto possa ter influenciado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;