Setecidades Titulo O Grande ABC quer Metrô
Associações e idosos reivindicam monotrilho

Organizações e especialistas apontam prejuízos em segurança e mobilidade com troca de modal

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
03/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


 A possibilidade de troca do projeto original da Linha 18-Bronze do Metrô, que prevê o monotrilho como modal, para o BRT (sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus), pode significar prejuízos para a população idosa da região. É essa a avaliação de especialistas, representantes de associações de aposentados e pensionistas, e dos próprios munícipes, consultados pelo Diário. Entre as queixas, estão questões como acessibilidade e atendimento. A expectativa é a de que o governo estadual anuncie o modelo escolhido em junho.

O vice-presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDM, Isaias Urbano da Cunha, lembrou que, considerando a pujança regional, com 2,7 milhões de habitantes e uma população maior do que a de alguns países, o Metrô já se tornou uma necessidade. “Para os idosos, que, com dificuldade, conseguem manter seus planos de saúde e costumam ir com frequência a São Paulo para consultas e exames, é de vital importância um meio de transporte rápido e de qualidade”, pontuou.

Presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Sebastião Felício de Souza destacou que são frequentes as queixas da população idosa com relação ao serviço prestado pelos ônibus municipais e intermunicipais que já circulam na região. “São inúmeros os problemas, desde motoristas que param longe do ponto, dificultando ainda mais para que a pessoa idosa embarque no veículo, até aqueles que simplesmente não param e deixam as pessoas esperando”, reclamou.

A presidente da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), Eva Bettine, afirmou que a troca significa prejuízo para a população idosa. “Leciono na Universidade Aberta para Terceira Idade e a aceitação para eventos e atividades é maior quando o local está próximo ao Metrô”, justificou. “As estações acessíveis, o embarque em nível, presença de sanitários, em um modelo de transporte que já é conhecido e aprovado, são o ideal para essa parcela da população”, completou.

A especialista pontuou que o BRT será um “corredor de ônibus mais sofisticado”, com os problemas que hoje já existem para essa população. “A gente pode até falar em perda cultural, uma vez que essa população do Grande ABC poderia ter acesso à universidade aberta de maneira mais fácil tendo a ligação com São Paulo por meio do monotrilho”, concluiu.

A prioridade e a segurança dos idosos nos procedimentos de embarque e desembarque em transporte coletivo, inclusive, são direitos previstos no artigo 42 do Estatuto do Idoso. “Em termos de acessibilidade e segurança, o monotrilho é a melhor opção”, opinou o advogado especialista em direito do idoso do escritório Posocco & Advogados Associados, Fabrício Posocco. “O monotrilho é um modal com maior possibilidade de expansão do que o BRT”, completou.

Em São Caetano, cidade com maior proporção de população idosa da região (cerca de 22% do total), a reivindicação ao monotrilho é unanimidade. “A acessibilidade das estações faz do monotrilho a melhor opção para a gente”, afirmou a dona de casa Marister Avelino Noozeviski, 69 anos. O taxista aposentado Antonio Felipe, 73, lembrou que, além do monotrilho ser um modal mais rápido e eficiente, há a dificuldade de “se criar espaço” para um novo corredor de ônibus. “O trânsito já está um caos, imagina depois disso”, questionou.

 

Fala Povo

“O Metrô é melhor, mais prático, e tem ainda a questão da acessibilidade para os usuários.”

Benedito Domingues, 73 anos, taxista aposentado,morador de São Caetano.

 

“Com certeza, o Metrô seria mais eficiente do que um novo corredor de ônibus na região.”

Maria José Gibbini, 70, dona de casa, moradora de São Caetano.

 

“A gente já tem muita dificuldade para subir nos ônibus, precisamos de meios mais acessíveis.”

Benedita Fortunato, 76, dona de casa, moradora de São Caetano.

 

“Pela quantidade de pessoas que vão da região para São Paulo, o Metrô iria ajudar muito.”

Benedito Guilherme, 78, metalúrgico aposentado, morador de São Caetano.

 

“O mais correto seria um Metrô. O trânsito já está um caos, como vai ficar depois de mais um corredor?”

Antonio Felipe, 73, taxista aposentado, morador de São Caetano.

 

“Sem dúvida nenhuma o Metrô é a melhor opção para os idosos da região.”

João Spachiaquercia, 67, representante comercial aposentado, morador de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;