Cultura & Lazer Titulo Artes Visuais
Durval Pereira ganha mostra na Capital

Exposição abre dia 18, no Memorial da América Latina, e apresenta 220 telas do artista

Vinícius Castelli
09/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Enquanto obras modernistas e abstracionistas predominavam no cenário das artes plásticas, o paulistano Durval Pereira (1918 – 1984) apostava no impressionismo. Figura que completaria 100 anos em 2018, ele ganha justa homenagem com a mostra Sesi Durval Pereira – Impressões Brasileiras/100 Anos. A exposição toma conta do Memorial da América Latina a partir do dia 18 e segue em cartaz até 17 de setembro. A entrada é gratuita.

Produtor incansável – pintava de três a quatro obras por dia – Durval Pereira tem apresentadas 220 telas de seu extenso catálogo. As peças marcam várias fases temáticas de suas pinturas. A curadoria é assinada pelo pesquisador e arquiteto Lut Cerqueira. O artista tinha como inspiração para suas obras os cenários brasileiros. Casarios de cidades coloniais de todos os cantos do País foram retratados pelo pintor. Na direção de seu automóvel, saia viajando e fotografando tudo o que achava interessante para depois pintar.

“Aproveitamos o centenário de seu nascimento para reapresentá-lo ao público. Essa mostra é muito mais do que um resgate da memória de Durval Pereira ou de sua obra. É o caminho, dentre tantos que o artista percorreu pelo Brasil afora, de reaproximá-lo daquilo que ele mais amava: o público apreciador da verdadeira arte”, diz o curador.Paisagens e personagens rurais também ilustram as telas do paulistano. Cidades como Santos e Itanhaém, no Litoral de São Paulo, também lhe serviram de inspiração.

Sesi Durval Pereira – Impressões Brasileiras/100 Anos – Exposição. No Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, em São Paulo. De 18 de julho a 17 de setembro. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;