Esportes Titulo Pedreira
Brasil desafia Bélgica em Kazan para evitar eliminação precoce

Equipes duelam na tarde de hoje pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia

Dérek Bittencourt
06/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Pedro Martins/MoWA Press


O Brasil terá nesta sexta-feira, às 15h, em Kazan, seu desafio mais difícil até agora na Copa do Mundo da Rússia. Desafiará a Bélgica, com sua tão bem falada geração, pelas quartas de final. Derrota significa aos brasileiros a volta imediata para casa e adiamento ao sonho de conquistar o hexacampeonato. Mas a expectativa é a de que a Seleção siga apresentando evolução.

Na estreia diante da Suíça, o empate por 1 a 1 evidenciou uma equipe com algumas carências. Na sequência, a vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica já mostrou crescimento no rendimento de alguns jogadores, e outro triunfo, também por 2 a 0, contra a Sérvia, comprovou que Neymar e companhia engrenaram. Nas oitavas, frente a frente com o México, o Brasil soube suportar a pressão e ter maturidade para golpear de forma precisa para mais uma vitória por 2 a 0. Agora, com sua defesa sólida e o ataque afinado, o técnico Tite vive a expectativa de que sua equipe siga em ascensão.

“O que eu busco, enquanto ideia, e desafio aos atletas, e me desafio, é manter e crescer. Ficar com a sensação de ter feito o teu máximo. Se vai ser superior ao outro é uma situação do jogo. Às vezes tinham jogos que eu vencia, era escolhido como um dos destaques da partida, e ia dormir pensando: ‘Não, eu jogo mais do que isso’. E eles sabem disso, essa autocrítica do desempenho máximo, isso eu quero. Nos dois últimos jogos, todos os atletas que entraram em campo jogaram bem, isso fortalece a equipe. Mas não dá para medir se é suficiente para vencer porque tem um outro lado com qualidade também”, declarou o comandante.

E os belgas estão engasgados com o selecionado verde e amarelo desde 2002, quando foram eliminados após gol mal anulado de Marc Wilmots nas oitavas de final do Mundial na Coreia do Sul e no Japão – o Brasil venceu aquele duelo por 2 a 0. Passados 16 anos, a equipe mostra que essa nova geração cresceu e aprendeu com o que aquela fez na Ásia – não à toa, é terceira colocada no ranking da Fifa.

Tanto que o desempenho da seleção europeia para chegar até as quartas de final é bastante respeitável: quatro vitórias, 12 gols marcados e apenas quatro sofridos. No mata-mata das oitavas, eliminou o Japão com grande virada por 3 a 2, tendo anotado o último tento no minuto final. “Vai ser um grande jogo”, previu Tite. E tem realmente tudo para que essa expectativa se confirme.

Marcelo e Fernandinho são novidades; Danilo está fora

O técnico Tite confirmou duas novidades na Seleção Brasileira para o jogo. Recuperado de espasmo na coluna, Marcelo reassume a posição na lateral esquerda, enquanto Fernandinho entra na vaga do suspenso Casemiro no meio de campo. Em compensação, perdeu o lateral-direito Danilo para o restante da competição.

Marcelo iniciou a Copa como titular, mas sentiu a lesão no primeiro tempo do terceiro jogo, contra a Sérvia, sendo substituído por Filipe Luís – que acabou seguindo no time também diante do México. Entretanto, o treinador revelou conversa com a dupla e explicou o motivo do retorno do jogador do Real Madrid ao time principal.

“O Marcelo saiu por um problema clínico e não voltou no jogo seguinte por um problema físico, só poderia jogar de 45 a 60 minutos. O Filipe Luís jogou muito nos dois jogos, competem os dois, deixam a cabeça do homem um trevo. E por critério volta o Marcelo”, explicou Tite ontem.
Sobre a peça para repor Casemiro, o treinador confirmou que “Fernandinho vai jogar”. Já o lateral-direito Danilo sofreu lesão no ligamento do tornozelo esquerdo no treino desta quarta e não jogará mais o Mundial. DB

Tite confirma Gabriel Jesus

Passados quatro jogos da Copa do Mundo, alguns atletas oscilaram, mas um nome segue como o mais contestado pela torcida brasileira: Gabriel Jesus. O atacante ainda não balançou as redes e desperdiçou algumas oportunidades, mas tem total confiança do técnico Tite, que bancou sua permanência e ainda falou sobre a conversa que teve com o concorrente direto Roberto Firmino.

“O jogo vai se desenhando e as circunstâncias, conforme o jogo. A versatilidade do Gabriel nos permitiu ajustar a equipe, e todos os atletas têm sido decisivos. O Firmino é dessa forma. Depois do jogo contra a Sérvia, quando nos classificamos, tenho o hábito de abraçar cada um e não falo muito porque vestiário não é hora. Abracei Firmino e disse que ele merecia ter entrado, mas técnico tem que saber ler a necessidade do jogo. Ele disse: ‘Professor, estou feliz para caramba’. Há atletas com características diferentes e importâncias iguais, que em algum momento possam jogar”, afirmou o treinador.

Tite ainda destacou o poderio ofensivo verde e amarelo, que permite ao time muitas alternativas durante o jogo. “A característica dos atletas empresta à equipe essa criatividade, esse repertório de jogadas que possam fazer gol. Foi de jogada construída o primeiro gol contra o México, saímos jogando, com iniciação, transição e gol. Sem o adversário tocar na bola. Tem um contra-ataque muito forte com pressão baixa, velocidade dos jogadores para sair em transição rápida. Tem uma característica marcante, no último terço do campo, tem muito drible. Douglas, Neymar, Gabriel Jesus, Taison, Coutinho, Willian, todos eles têm característica marcante”, disse. DB

Belga Lukaku exalta confronto diante do ‘melhor time do torneio’

Frente a frente duas equipes que têm ataques poderosos. De um lado Neymar. Do outro, Lukaku. E o belga rasgou elogios ao Brasil, exaltando que será uma prova de fogo para sua seleção – a qual ele destaca a evolução nos últimos tempos.

“Nós nos preparamos como equipe, temos um sistema em que jogamos há dois anos. Individualmente, melhoramos. Acho que será um grande teste, porque enfrentaremos o melhor time do torneio, o favorito, e será um grande teste para ver como estamos como time”, disse Lukaku, que – em português, língua que aprendeu –, defendeu Neymar. “Não é ator. Ele é habilidoso. Acho que no futuro vai ser o melhor do mundo”, declarou.DB 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;