Cultura & Lazer Titulo
São Caetano tem novo polo
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
02/04/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


São Caetano vai inaugurar hoje à noite o Polo Cultural Casa de Vidro. O anexo do Teatro Santos Dumont, que antes abrigava atividades esporádicas, como oficinas de máscaras, será espaço alternativo para programação artística continuada.

O Executivo, que já planejava fazer ocupações culturais em diferentes equipamentos da cidade, aceitou a proposta da Fundação da Artes. "A Prefeitura já está articulando agenda de saraus e atividades específicas para o espaço", diz o professor Sergio de Azevedo, que atua na instituição.

O polo será aberto com a estreia do espetáculo 'Arritmia', que teve processo de criação construído a partir de sua arquitetura. "Há uma parede quase inteira de vidro. Às vezes, optamos por fechar a cortina", explica.

A montagem é uma livre adaptação de quatro obras do espanhol Federico Garcia Lorca. São elas: 'Amor de Dom Perlimplim por Belisa em Seu Jardim' (1926), 'Bodas de Sangue' (1933), 'Yerma' (1934) e 'Dona Rosita, a Solteira ou a Linguagem das Flores' (1935).

Com direção de Azevedo, a peça é resultado do processo desenvolvido pelo Núcleo 44 da Fundação. Na montagem, o título se refere ao estado dos principais personagens de Lorca; todos têm corações batendo fora do pulso. "Eles vivem grandes conflitos. Yerma deseja ter um filho, é o sonho de sua vida, mas o marido não quer. Rosita está há mais de dez anos esperando a volta do noivo", exemplifica o diretor.

Em comum, as obras fazem discussão sobre o casamento e o descompasso. "Lorca é um dos dramaturgos mais conceituados da literatura dramática mundial. Os textos são densos e os personagens, profundos. É um desafio sem precedentes fazer a interpretação".

Com recriação dramatúrgica de Celso Correia Lopes, o espetáculo mostra o encontro de todos os personagens que, nos textos originais, não se conhecem. "Na peça, a história de um afeta outros. Todos ocupam o mesmo lugar e tempo". Com mais de três horas. 'Arritmia' é dividida em duas partes.

Arritmia - Teatro. Estreia hoje. Temporada até o dia 29: aos sábados, às 20h (parte 1); e domingos, às 19h (parte 2). No Polo Cultural Casa de Vidro - Praça do Professor, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Ingr.: R$ 10 (cada parte).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;