Setecidades Titulo
Vergueiro: avenida dos contrastes
Por Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
17/10/2005 | 07:56
Compartilhar notícia


O contraste entre a efervescência do comércio e a tranquilidade marcam a avenida Senador Vergueiro, em São Bernardo, importante via que corta o município, desde o Centro até o bairro Rudge Ramos. No começo da via, nas proximidades do Paço Municipal, uma área residencial e tranqüila, apesar do trânsito intenso durante a semana. Um campo de futebol é o ponto de encontro preferido dos futuros craques nas manhãs de domingo. Mas ao longo de seus 5 km de extensão, a avenida muda suas características algumas vezes.

A partir do cruzamento com a avenida Presidente Kennedy, motoristas e pedestres já percebem um burburinho diferenciado do encontrado no início. Vão surgindo lojas, supermercados, bancos, bares, casas noturnas, escolas, hotéis, concessionárias, salões de beleza e clínicas médicas. Toda essa agitação dá lugar novamente à tranquilidade no fim a avenida, no bairro Rudge Ramos. Neste trecho está situada a igreja São João Batista, um local perfeito para fazer uma profunda reflexão no final do dia.

Construída em meados do século passado, a avenida Senador Vergueiro deve dar um grande salto de qualidade nos próximos anos. A Prefeitura de São Bernardo aguarda a liberação de uma verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para fazer uma ampla revitalização na avenida. Enquanto o projeto não sai do papel, os freqüentadores lembram do passado e fazem uma projeção para o futuro. Trabalhando há 15 anos na Vergueiro, o taxista Ananias Luiz dos Santos, 63, aproveita os momentos de folga entre uma corrida e outra para jogar partida de dominó com os amigos.

"É uma boa alternativa para que a hora passe mais rápido. Além do mais, é um momento para colocar o papo em dia. Gosto de trabalhar aqui. Fizemos uma família e ainda conseguimos boas corridas", diz o taxista. Gerente da loja Carlo'C, Adriano Aragão Santos, 29 anos, conta que a Vergueiro não pára de domingo a domingo. "Durante a semana é uma loucura. Mas temos um bom movimento também nos fins de semana. A Senador Vergueiro é um grande corredor de São Bernardo. É uma via que liga vários extremos de nossa região", diz o gerente.

Os bares e padarias também são pontos de encontros para aqueles que trabalham na avenida. Há oito anos comandando a Padaria Diplomata, o comerciante Mauro Augusto Mendonça, 38, diz que a principal característica de seus clientes é a exigência. "Por causa da agitação do dia-a-dia, eles passam por aqui rapidamente. Mesmo assim, querem o melhor", conta o comerciante.

Uma parada obrigatória também são os salões de beleza. Cabeleireira do salão Sol da Manhã, Tatiana Ruty, 35 anos, conta que chega a atender até 10 clientes por dia. "São clientes que vêm de longe por causa da gente. A facilidade para chegar aqui também é outro aspecto positivo", afirma.

Os adeptos da noite encontram boas opções. São alguns restaurantes e sobretudo bares localizados na Vergueiro. Alguns com mesas de bilhar. Quem gosta de fazer uma fezinha também encontra opções na avenida. Existem casas de apostas e até de Bingo. Mas é durante a madrugada que a avenida Senador Vergueiro realmente pulsa. São três danceterias, que têm o mais variado público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;