Política Titulo Apuração
Orlando Morando é reconduzido à presidência da CPI da Telefonia, que terá investigação ampliada

Serviços de ligação fixa e internet estão no foco de grupo na Assembleia

Por Da Redação
04/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) foi reeleito ontem presidente da CPI da Telefonia Móvel na Assembleia Legislativa, que investiga os serviços prestados pelas operadoras de celular no Estado.

A extensão da apuração fez com que aumentasse também o foco do grupo: agora estão na mira empresas de telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura.

“Devido às inúmeras reclamações da população em relação aos serviços da telefonia fixa, internet e televisão por assinatura, ampliamos o nosso leque de investigações”, afirmou Morando. “O nosso dever é buscar soluções para a população do Estado de São Paulo. Vamos investigar a fundo a qualidade dos serviços de telecomunicações e exigir a melhoria do atendimento”, adicionou o tucano.

Morando foi autor do requerimento para instalação da CPI e foi eleito presidente da comissão em dezembro, com prazo de trabalho de 120 dias, prorrogáveis por igual período. O deputado estadual Roberto Morais (PPS) segue na vice-presidência do bloco.

Entre as sanções máximas está a possibilidade de indiciamento criminal do investigado, caso haja elementos comprobatórios de ilegalidade. Também é aberta a chance de quebra de sigilos fiscal e bancário de envolvidos – algo que Morando já adiantou que dificilmente acontecerá nos trabalhos.

Diretores da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) já tinham sido ouvidos pelos deputados na primeira etapa da CPI da Telefonia Móvel.

A atuação da comissão acontece todas as quartas-feiras, a partir das 14h30. Na próxima semana está na pauta apreciação de requerimentos de convocação de presidente das operadoras de telefonia móvel, telefonia fixa e internet.

Além de Morando e Morais, são integrantes da CPI os deputados Luiz Fernando Machado (PSDB), Alencar Santana (PT), Rogério Nogueira (DEM), Ed Thomas (PSB), Chico Sardelli (PV), André do Prado (PR) e Delegado Olim (PP).

“Em 2013, as líderes de queixa, segundo o Procon, eram empresas de telefonia, à frente dos bancos. Em contrapartida, elas oferecem o serviço mais caro de ligação do mundo. É uma ponta que não fecha”, justificou Morando, ao defender a instalação da CPI da Telefonia Móvel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;