Duas station wagons confortáveis e atraentes. Mesmo com perfis visuais distintos, tanto a Volkswagen SpaceFox quanto a Peugeot 207 SW trazem atributos que justificam a compra, principalmente pelas famílias. Mas quando comparamos a versão automatizada da VW com a automática da Peugeot, a perua de origem francesa leva a melhor.
Por muito que o câmbio automatizado da VW tenha evoluído e que a proposta seja diferenciada, ainda não é páreo para enfrentar um autêntico automático como o da Peugeot. Comparamos as versões SpaceFox I-Motion com a 207 SW XS automática, ambas com motorização 1.6 flex.
Os soluços do câmbio automatizado ainda são um incômodo. É preciso um tempo de adaptação para pegar o jeito. A ausência do pedal de embreagem dá a sensação de uma tecnologia mais avançada, mas o automatizado é apenas um câmbio manual controlado pela eletrônica. Até o cérebro entender isso, leva tempo - principalmente para quem está acostumado a carros automáticos.
Com a opção de trocas manuais oferecida pelo automatizado de cinco velocidades, a sensação do soluço fica mais atenuada. A opção da borboleta no volante também dá rapidez a esse comando e um ar de esportividade à SpaceFox, algo incomum em uma perua de sua categoria.
O câmbio automático de quatro velocidades da 207 SW XS está muito bem ajustado. Em rodovias que cortam a Grande São Paulo, a perua demonstrou harmonia no conjunto motor/câmbio, permitindo retomadas ariscas em ultrapassagens, curvas e retas. O motor 1.6 atinge 113 cv a 5.600 rpm quando abastecido a etanol. Com gasolina, são 110 cv, também a 5.600 rpm. O torque da perua é de 15,5 mkgf (e) e 14,2 mkgf (g) a 4.000 rpm.
É um desempenho muito parecido com o da SpaceFox I-Motion, que atinge 101 cv (g) ou 104 cv (e) a 5.200 rpm. O torque é de 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (e). O veículo atinge velocidade final de 179 km/h (g) e 181 km/h (e). Já a SW da Peugeot atinge velocidade máxima de 180 km/h, independentemente do tipo de combustível.
O modelo da VW realmente ganhou upgrade na última reestilização. Tanto interna quanto externamente, a SpaceFox ficou muito bonita e agradável. As linhas laterais ficaram mais simples e fluidas. Com a remodelação do painel, o veículo perdeu o ar espartano da versão anterior. Com 430 litros, o espaço do porta-malas continua sendo um dos pontos fortes da SpaceFox. Rodas de liga leve aro 15, faróis com máscara negra e maçanetas de alumínio incrementam o visual da perua da VW.
Mas a 207 SW XS também não fica atrás. Tem visual externo agradável, com inconfundíves grandes faróis. O interior ainda é atraente, com fácil acessibilidade e consulta dos instrumentos. Um dos problemas da versão SW XS é não oferecer air bags - equipamentos importantes para a segurança passiva. Já no Volkswagen, as bolsas infláveis frontais são opcionais.
Números |
VW SpaceFox 1.6 I-Motion |
Peugeot 207 SW XS Automático |
Motor |
1.6 Flex |
1.6 Flex |
Potência |
101 cv (g) 104 cv (e) a 5.250 rpm |
110 cv (g) / 113 cv (e) a 5.600 rpm |
Torque |
15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (e) a 2.500 rpm |
14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (e) a 4.000 rpm |
Velocidade máxima |
179 km/h (g) 181 km/h (e) |
180 km/h (g/e) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
11,4 s(g)/ 11,1 s (e) |
12,6 s |
Comprimento |
4,18 metros |
4,08 metros |
Altura |
1,55 metro |
1,48 metro |
Largura |
1,66 metro |
1,67 metro |
Distância entre eixos |
2,46 metros |
2,44 metros |
Peso |
1.142 quilos |
1.230 quilos |
Porta-malas |
430 litros |
313 litros |
Tanque |
50 litros |
50 litros |
Equipamentos |
VW SpaceFox 1. I-Motion |
Peugeot 207 SW XS Aut |
Preço básico |
R$ 51,4 mil |
R$ 50,9 mil |
Air bag duplo |
Opcional (R$ 2.100) * |
Não disponível |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Opcionais (R$ 1.800) |
Opcionais (R$ 1.500) |
CD player com MP3 |
Opcional (R$ 1.920) |
Opcional (R$ 699) |
Coluna de direção ajustável |
Série |
Série (altura) |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Direção hidráulica |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Série |
Série |
Freios ABS |
Opcionais (R$ 2.100) * |
Série |
Retrovisores elétricos |
Série |
Série |
Rodas de liga leve |
Série (15”) |
Série (15”) |
Travas e vidros elétricos |
Série |
Série |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.