Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Deixados de lado


Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC

03/04/2011 | 07:00


As histórias de amor dos protagonistas de novelas sempre foram foco para atrair o telespectador a acompanhar o desenrolar das tramas. Mas, com o passar do tempo, esse olhar tão aguçado do público para os mocinhos e mocinhas foi dividido com outros núcleos, que passaram a retratar com força temas do cotidiano. Em muitos casos, tornando a trama do casal principal mera coadjuvante.
Hoje, os autores já podem segurar a atenção do público pela dinâmica de outros personagens, não sendo mais obrigados a arrastar a história e a atenção para o casal central. Um exemplo é Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão), de Insensato Coração. Os dois, visivelmente sem química, foram deixados de lado pela direção, que percebeu que núcleos como os de Carol (Camila Pitanga) e Natalie (Deborah Secco) arrancavam mais suspiros do público.
Para críticos, os casais românticos ainda são a chave e o começo para qualquer dramaturgia, mas o perfil mudou, pois a realidade social não é mais a mesma. "Nos anos de 1970 e 1980, os pares românticos tinham veia melodramática, em que a mulher era submissa a seu amado e todos torciam para aquele amor dar certo. Hoje, as pessoas ficam e pronto", explica o pesquisador em teledramaturgia da USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer.
Marisa (Glória Pires) e Beto (Lauro Corona), em Dancin' Days, simbolizam a época em que a mocinha conhecia seu amor, namorava e se casava.
Já Solano (Murilo Rosa) e Estela (Cléo Pires), da novela Araguaia, enfrentam mais obstáculos, tanto juntos como separados. "O exemplo de Araguaia é emocionalmente impactante. O púsblico espera que eles ultrapassem esses obstáculos para enfim selar o amor. A ancestralidade que envolve o amor de Solano e Estela é para ser registrada como um dos temas mais interessantes da teledramaturgia mundial", frisa o doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana Mauro Alencar.
No início, o enredo indicava que Solano ficaria com Manuela (Milena Toscano) e Estela seria a antagonista do casal. Mas, pela empatia gerada pelos personagens de Cléo e Murilo no público, decidiu-se que à protagonista seria dado outro destino.

POR TRÁS
Para Mauro Alencar, a tendência é que seja ampliado o retrato das nuances da faceta de cada personagem e dos seus enigmas amorosos. "Os modos de amar foram se transformando com o passar do tempo, acompanhando as mudanças sociais, ainda que a base da dramaturgia seja sempre a mesma: a busca de nosso lado oculto", explica o especialista.
Clara, de Mariana Ximenes na novela Passione, é exemplo de personagem que mostra essa obscuridade, um retrato mais consistente da diversidade humana. A mocinha passa a ser ousada, dissimulada, vingativa e apaixonante, vivendo sua história de amor de maneiras diferentes. Suas ações foram fortes e quase não deixaram espaço para outros personagens.
Mayer lembra que a dramaturga Maria Adelaide Amaral traz a contemporaneidade para a dramaturgia, fazendo com que os temas se diversifiquem na novela, assim como na vida real.
O amor, por mais que aparentemente tenha ficado de lado na relação entre os protagonistas, ainda é o objeto principal de qualquer novela. "Os pares românticos, desde o teatro da Antiga Grécia, são personagens fundamentais que complementam a busca do espectador pelo amor e afeto, necessários à vivência", conta Alencar. E ele continua a germinar e fazer brotar empatia. Se não pelos protagonistas, pelas tramas paralelas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;