Setecidades Titulo Problema
Esgoto vaza em cozinha há 35 anos
Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
20/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O problema existe há tanto tempo na casa do aposentado João Soares da Silva, 72 anos, que ele nem lembra qual foi a última vez que conseguiu fazer uma refeição na cozinha sem sentir o cheiro do esgoto que vaza pela parede há 35 anos.

Todos os cantos do cômodo da casa que fica na Rua Cosmópolis, no Jardim Cristiane, em Santo André, estão tomados por água marrom. "Quando chove, a água escorre como se fosse bica. Já perdemos todo o revestimento de uma parede e parte do carpete da escada", disse a filha Regiane Soares da Silva, 35, que trabalha como professora de educação física.

Segundo o aposentado, a rede de esgoto da rua de cima, a Jaguariúna, é a causadora do problema em sua residência. "O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem e desobstrui a rede nas casas de cima, fazendo com que o esgoto pare. Mas depois de um tempo volta tudo outra vez."

Em dezembro, a autarquia realizou vistoria em dois imóveis na Rua Jagariúna e detectou que em um deles haviam danos na caixa de captação de águas pluviais, que provocavam infiltração no imóvel da família Silva.

Através de e-mail, o Semasa orientou os moradores a realizarem a manutenção das instalações, a fim de resolver danos em caixa de inspeção de esgoto, nas paredes e canaleta furada. A autarquia também salientou que sua equipe realizou o reparo da caixa de inspeção de esgoto.

A última visita dos técnicos foi em fevereiro, quando o esgoto voltou a vazar. "Eles arrumaram e, depois disso, ficamos sem o problema por cinco meses. Em julho reapareceu outra vez. É sempre assim, desde que eu nasci", contou Regiane.

O Semasa confirmou que o esgoto na casa é proveniente de um vazamento na rede do lote dos fundos, que atende três imóveis na Rua Jaguariúna. Equipes entraram em contato com os moradores para que possam ser realizadas intervenções e que o vazamento seja resolvido na Rua Cosmópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;