Esportes Titulo
São Paulo enfrenta o Grêmio para buscar a vaga no G-4
Por
12/08/2012 | 06:08
Compartilhar notícia


O que era para ser um jogo para colocar a equipe em condição de brigar até mesmo pela liderança se tornou uma decisão para ver a que o São Paulo aspira neste Brasileiro. Se vencer o Grêmio neste domingo, pode até mesmo roubar dos gaúchos, que têm 28 pontos, a quarta posição - o time do Morumbi tem 25 e com triunfo igualará a equipe ao adversário no número de vitórias, passando à frente no saldo de gols. Mas uma derrota abre a possibilidade de terminar a rodada na oitava posição e a seis pontos do G-4. Não existe meio termo, o São Paulo está entre a cruz e a espada na partida que começa às 16 horas, no Morumbi.

Mais que a derrota para o Fluminense na quinta-feira, os erros defensivos cometidos em São Januário mostraram que será preciso evoluir muito se a equipe realmente quiser brigar ao menos para se classificar para a Libertadores. O cenário fica mais preocupante porque o São Paulo não terá justamente o melhor dos três zagueiros titulares. Rafael Toloi cumpre suspensão e pode fazer Ney Franco até mesmo mudar o esquema para o 4-4-2, embora o técnico não goste muito da ideia.

A lista de problemas segue no ataque. Apesar de não ser centroavante, Cícero marcou o gol e foi bem contra o Fluminense e pode ser mantido no ataque ou então ser recuado para o meio e abrir espaço para Willian José formar dupla com Ademilson.

Quem pode ganhar uma vaga é Paulo Assunção. Se Ney Franco optar por apenas dois zagueiros, o camisa 12 deve ser o escolhido para reforçar a marcação no meio e proteger a zaga. O treinador, no entanto, manterá o suspense até a hora da partida "Se houver alguma alteração será em função da ausência do Toloi, mas prefiro não dizer nada ainda", despistou.

O técnico sabe que precisa dos três pontos de qualquer forma para não se descolar do pelotão principal, mas não se vê em uma situação tão crítica a ponto de gerar uma tensão no grupo. A opinião é que mesmo a derrota em São Januário não abala a confiança e nem esconde a evolução tática das últimas semanas. "Estamos vivos na competição e não devemos criar um drama porque perdemos para o Fluminense. Temos a possibilidade real de ficar à frente do Grêmio. Temos de trabalhar com isso, mobilizar o grupo para entrar no Morumbi e conseguir uma boa vitória", emendou Ney.

A visão otimista do técnico, no entanto, não encontra tanto respaldo no principal líder do elenco, o goleiro Rogério Ceni. Para o experiente capitão, um tropeço em casa pode selar definitivamente o fim das pretensões de título na equipe. "O líder (Atlético-MG) já abriu dez pontos para nós, agora precisamos dos três pontos para nos igualarmos ao Grêmio. Temos de dar um jeito de vencer. Se não conseguirmos começa a ficar muito difícil entrar no campeonato", alertou o jogador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;