Setecidades Titulo Meio Ambiente
Faltam alternativas
para lixo orgânico

Na região, cinco das sete cidades produzem todo mês 38 mil
toneladas de lixo orgânico que vão parar em aterros sanitários

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As 38 mil toneladas de lixo orgânico produzidas mensalmente em cinco das sete cidades do Grande ABC vão, fatalmente, parar em aterros sanitários. Não há alternativas para a destinação, que consome por mês R$ 5,3 milhões das Prefeituras. Os dados são referentes a São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. Santo André e Rio Grande da Serra não responderam.

Segundo o professor de Gestão Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Carlos Henrique de Oliveira, há duas alternativas viáveis para grandes centros urbanos: a compostagem, processo de decomposição do material orgânico que resulta em adubo para plantas, e a biodigestão, que acelera essa mesma decomposição e produz gás metano, utilizado para gerar energia. "É possível fazer ambos em larga escala. A diferença é o tempo que leva para a matéria se decompor: de 2 a 3 dias no caso do biodigestor e cerca de 60 dias para a compostagem."

Para Oliveira, é importante que o poder público pense na questão do lixo orgânico além do reciclável, mas a conscientização também precisa partir da população. "Não adianta nada ter destinação correta se o morador não colabora na separação do lixo."

CONSCIÊNCIA

Foi pensando nisso que o recém-formado em Ciências Biológicas e morador de São Bernardo Rafael Furriel Greco, 22 anos, criou o projeto Casológica para incentivar a compostagem em pequena escala. Greco desenvolveu sistema que facilita a formação do húmus (saiba mais abaixo). O processo leva cerca de um mês. "Me interessei pelo tema quando comecei a pesquisar sobre alternativas para o lixo orgânico na internet e vi que havia muita informação desencontrada sobre o assunto."

Depois de fazer o trabalho de conclusão de curso sobre compostagem, hoje o biólogo comercializa kits que custam até R$ 250, dependendo do tamanho. "É uma forma importante de conscientização ambiental", acredita.

A avó de Greco, a dona de casa Maria da Glória Furriel de Freitas, 78, utiliza o método do neto há um ano e meio. O húmus produzido no processo vai direto para a horta da casa, que reúne alimentos como couve, salsinha, salsão, chás, maracujá e os preferidos de dona Maria da Glória: os morangos. "Desde que comecei a usar o húmus, a horta ficou mais bonita. Parei de comprar adubo e ainda diminui o volume de lixo produzido em casa."

Prefeituras planejam sistemas de compostagem

Com a recente elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, as Prefeituras do Grande ABC começam a se preocupar com a destinação final do lixo orgânico produzido pelas cidades. Na região, apenas três municípios concluíram a elaboração do documento, cujo prazo para envio ao governo federal venceu no dia 2: Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires.

Em São Bernardo, o objetivo é criar sistema de segregação de resíduos que permita enviar o material orgânico para compostagem, a fim de reaproveitá-lo como adubo nas áreas verdes do município.

Ribeirão Pires também incluiu o tema no plano entregue à União. Está prevista a instalação da compostagem em área pública e também estímulo aos moradores para que façam o sistema em casa. Haverá ainda a expansão para escolas municipais.

Em Diadema, que deve finalizar o plano em até 90 dias, estão sendo discutidas alternativas para o lixo orgânico, bem como em Mauá, que prevê utilização de resíduos gerados em feiras, podas, parques, jardins e ruas para a compostagem.

As demais cidades não informaram se irão buscar alternativas para diminuir o volume de lixo orgânico enviado aos aterros.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, estima que 51% dos resíduos domiciliares produzidos em todo o País são orgânicos, ou seja, restos de alimentos, comida, plantas, entre outros, e 30 a 31% tem potencial para reciclagem. O restante é rejeito e outros tipos de materiais, como entulho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;