D+ Titulo Literatura
Rolé pela Bienal do Livro

Dentre os 480 expositores e dezenas de atrações,
público jovem tem atividades e espaço garantidos

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Chegou o evento mais esperado para quem gosta de se perder nas páginas de uma boa história. É a Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo até dia 19, no Anhembi. Cerca de 480 expositores, sendo 134 gringos, vão mostrar as novidades a um público estimado em 800 mil visitantes. Dentre os diversos temas abordados nas obras, grande parte é dedicada ao jovem. Ainda bem!

Mais do que os lançamentos foi montado o #Você+Quem=?, espaço para receber bate-papos com autores da área. Ontem rolou troca de ideia sobre adolescência entre a autora Cecily Von Ziegesar, de Gossip Girl, e as escritoras brasileiras Thalita Rebouças e Paula Pimenta.

Divulgação

O primeiro livro de Paula (foto acima), Fazendo Meu Filme, foi lançado em 2008 e ganhou mais três obras. Depois veio Minha Vida Fora de Série e agora a escritora de Minas Gerais está divulgando na Bienal a coletânea de crônicas Apaixonada por Palavras. "O evento é um megaincentivo à leitura e inspira a todos que passam por lá", diz Paula, que é fã da saga Crepúsculo, Jogos Vorazes e é apaixonada por Harry Potter. "Quando eu era adolescente não existiam tantos autores voltados especificamente para o público teen. Mesmo assim era rata de biblioteca e devorei a coleção Vagalume."

Gostar de ler e escrever é requisito básico para quem quer ser autor, segundo a escritora, mas não é a única coisa. "Só consegui lançar meu livro depois de passar por três editoras. Não há mágica, é preciso ir atrás e não desistir. Além disso, é necessário escrever um livro que você curtiria ler", aconselha.

Os meninos da Restart, por exemplo, relataram os bastidores da banda no De Carona com a Restart, uma das novidades da Bienal. "Queríamos trazer os fãs para mais perto", fala Pe Lu, que ama ler. "Na Estrada (de Jack Kerouac e que está nos cinemas) mudou minha vida. Leitura é hábito.

TEM MAIS

Ainda estão programadas outras conversas legais no espaço jovem da Bienal. Hoje, às 11h, tem bate-papo sobre lobisomens e vampiros com, entre outros autores, Sarah Bakley-Catwright (de A Garota da Capa Vermelha) e, às 15h, Laura Müller e Carina Rissi vão discutir sobre as relações de amor em tempos de internet. Na terça-feira (14), às 18h, PC Siqueira coordena papo sobre blogs e vlogs. Na quinta (16), às 15h, é a vez de Zeca Camargo falar sobre viagens pelo mundo.

 

SERVIÇO

22ª Bienal do Livro de São Paulo

Até 18 de agosto, das 10h às 22h; no dia 19, das 10h às 20h. Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Os ingressos custam R$ 12. Mais: www.bienaldolivrosp.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;