Turismo Titulo Canais, lagos e rios
5 atrações da Holanda para entender a relação do país com a água
Léo Alves
Do Rota de Férias
05/07/2018 | 10:18
Compartilhar notícia


Algumas atrações da Holanda ajudam a entender a relação do país com a água. A paisagem formada por canais, lagos e rios é fascinante e os moinhos de vento, polders e diques são mundialmente famosos. Transformar o local em um país habitável não foi fácil. Os holandeses tiveram que lutar por quase todos os metros quadrados de terra. Grandes obras são exemplos de vitórias sobre o mar. Conheça as principais:

Atrações da Holanda

1- Giethoorn

Giethoorn, a cidade sem ruas, foi estabelecida como um assentamento para colheita de turfa, vegetação que permeava lagoas. As pessoas construíram casas nas ilhas, que só podiam ser acessadas por pontes ou barcos. Hoje, a melhor maneira de admirar a pitoresca vila é em tours de barco que duram entre uma ou duas horas.

2- Kinderdijk

Os dezenove moinhos de vento foram construídos por volta de 1740 como parte de um sistema para evitar enchentes e manter seca a área de Alblasserwaard, abaixo do nível do mar. Símbolo da gestão holandesa da água, em 1997 os moinhos de Kinderdijk foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente o local é um dos mais fotografados da Holanda.

LEIA MAIS: TURISMO NA HOLANDA: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM UTRECHT
9 CURIOSIDADES DO KEUKENHOF, PARQUE DE FLORES DA HOLANDA

É essencial dar uma olhada no interior dos dois moinhos, que funcionam como o Museum Windmills, e ver o filme no Centro de Visitantes de Wisboomgemaal. No Molenwerkplaats (Windmill Workshop), guias explicam aos grupos como os moinhos de vento funcionam e se mantêm.

3- Flevoland

Flevoland, a província mais jovem da Holanda, é o maior projeto de recuperação de terras do mundo. Localizada a 6 metros abaixo do nível do mar. Onde antes havia apenas água, agora é possível encontrar natureza deslumbrante, cultura e atrações turísticas.

Enquanto Almere e Lelystad são cidades notáveis pela arquitetura, em Batavialand, o maior Parque de Herança dos Países Baixos, é possível conhecer a história por trás dessa iniciativa única de recuperação de terras. O local tem atividades para toda a família.

Já as “ilhas de terra seca”, chamadas Schokland e Urk, são Patrimônios Mundiais da UNESCO e oferecem ampla variedade de monumentos nacionais e sítios arqueológicos.

4- Delta Works

O Delta Works incorpora, entre outros, uma barreira contra tempestades, diques, represas e comportas. O local tem muito a oferecer para todos que desejam ver como os holandeses lidam e se protegem da água. A principal atração do Delta Works é a Eastern Scheldt Storm Surge Barrier, uma construção exclusiva de proteção contra inundações de oito quilômetros de comprimento.

Este engenhoso sistema de 62 enormes portões destina-se a evitar inundações como a desastrosa que ocorreu em 1953. Os portões ficam abertos durante a maior parte do tempo, preservando a natureza da maré e permitindo que deliciosas ostras sejam cultivadas. De quebra, a atração está localizada em um ambiente deslumbrante com praias, natureza e muitos pontos gastronômicos.

5- Afsluidjk

Com cerca de 300 mil visitantes por ano, o Afsluitdijk é um dique de 32 quilômetros e uma das construções de engenharia hídrica mais populares da Holanda. Muito mais que apenas proteção contra inundações, é também uma estrada usada por milhares de pessoas todos os dias. Dá para dirigir, andar de bicicleta ou caminhar de um lado ao outro do lago, admirando a paisagem.

Construída entre 1927 e 1933, é uma parte importante das Obras Zuiderzee e liga as províncias da Frísia e Holanda do Norte. Quem passar por ali após o pôr-do-sol pode admirar a futurista e sustentável obra de arte “Gates of Light”. À medida que os carros passam, as linhas características da construção são iluminadas pelo reflexo dos faróis do veículo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;