Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Cultura organizacional nas fusões de empresas
Por Cíntia Bortotto
08/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando fazemos fusões e aquisições, vemos que as culturas organizacionais das empresas que passam pelo processo necessitam de atenção especial.

A melhor forma de lidar com as mudanças é ter um plano de 100 dias no qual consideramos todos os aspectos, buscando sinergia, sem ‘aniquilar’ a cultura da empresa que foi adquirida. O respeito pela diferença é a chave do negócio.

Até porque, muitas vezes, uma empresa é comprada exatamente por conta da diferença, da velocidade e da capacidade de inovação que companhias maiores por vezes perdem.

Em geral, o que acontece é que a compradora influencia sua cultura para a comprada, como se precisasse ter apenas uma tradição. Em um mundo interconectado e de tendência colaborativa, as redes e, portanto, as diferenças relacionadas, podem trazer muito mais benefício do que um legado único.

Tradições distintas coexistentes são mais fortes. Diferente não quer dizer antagônico, e a soma das diferenças pode trazer força a quem comprou a empresa menor, e quem respeita isso tende a ganhar no futuro com tendências como rede, interconectividade, globalização, participação e colaboração.

Infelizmente, já vi a cultura de uma empresa comprada ser ‘engolida’ e, meses depois, a firma adquirida perde todo o valor pelo qual foi obtida. É triste ver que a falta de sensibilidade a uma cultura diferente pode trazer prejuízo ao acionista e ‘dor’ aos funcionários da companhia adquirida.

A cultura pauta o ‘jeito como as coisas são feitas em uma empresa’. Se isso é desfeito, por vezes, a companhia é paralisada, e perdemos todos os profissionais que se identificavam com a antiga cultura. Quando isso ocorre, muitas vezes é impossível reverter.

Culturas complementares, de empresas pertencentes ao mesmo grupo, podem ser muito positivas em termos de resultados esperados. É fundamental ter em mente que, quando se compra ou se funde com outra empresa, é necessário ouvir e respeitar o interlocutor antes de sair fazendo determinações. É necessário ouvir.

É importante que os empresários e gestores sejam sensíveis ao tema e deem o devido respeito que se deve ter a uma empresa adquirida. Culturas diferentes podem perfeitamente coexistir e tornar o ambiente de grupo mais complexo, e diversamente melhor.

Se sua empresa está passando por processo semelhante, fique atento. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;