Setecidades Titulo
Rapaz vizinho da estudante que teve morte misteriosa recebe alta
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:38
Compartilhar notícia


O eletricista Fabrício Bento dos Santos, 28 anos, morador do Clube de Campo, recebeu alta na tarde desta quinta do Centro Hospitalar de Santo André, onde esteve internado desde a segunda-feira com fortes dores na nuca, sintoma característico da meningite. Já a outra moradora do bairro, Maria Célia Marinho, continua em observação na enfermaria do hospital. Ambos foram submetidos a exames, que descartaram a doença. O DVS (Departamento de Vigilância à Saúde) de Santo André informou que ainda não há previsão de alta para a paciente.

Embora tenha recebido alta, o eletricista foi orientado a buscar atendimento médico caso sinta algum mal-estar. Desempregado, Santos conta que ficou assustado quando começou a sentir as dores. “Dois dias antes de minha internação a Juliana (Finotti de Oliveira, 24 anos) havia morrido. Quando fui para o hospital, pensei: Morri!”.

Juliana Finotti, vizinha de Santos, faleceu no último sábado. A causa da morte ainda não foi esclarecida. Partes de alguns órgãos da estudante foram retirados para exame, cujo resultado deve sair em 30 dias. O laudo necroscópico teria indicado a suspeita de pelo menos quatro doenças: meningite, leptospirose, dengue e febre maculosa.

A família de Juliana aguarda para esta sexta o resultado do exame dos carrapatos extraídos dos cachorros da casa pela Vigilância Sanitária do município e enviados à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado. Já se sabe que os insetos encontrados nos animais são os chamados carrapatos-estrela. O aracnídeo, cientificamente chamado Amblyomma cajennense, é vetor para a bactéria Rickettsia rickettisii, causadora da febre maculosa.

O carrapato encontrado quarta-feira na cabeça do estudante Márcio Henrique Bandeira de Souza, 11 anos, também já foi enviado à Sucen. A Prefeitura informou que a Sucen é que indicará se trata-se do carrapato-estrela quando enviar o resultado do exame solicitado pelo município.

A mãe do menino, Joraci Rocha de Andrade, 52 anos, que encontrou o bicho quando penteava o estudante para mandá-lo à escola, disse nesta quinta que o filho não apresentou febre ou dores no corpo.

A Vigilância Sanitária intensificou nesta quinta o trabalho no bairro. Três grupos de agentes de saúde percorreram as ruas do Clube de Campo orientando os moradores sobre a necessidade de manter animais presos. O carrapato-estrela é típico de regiões com vasta vegetação e mais comum em meses de clima frio e seco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;