Internacional Titulo
Funcionário americano alterou relatórios sobre aquecimento global
Por Da AFP
08/06/2005 | 11:07
Compartilhar notícia


O jornal The New York Times publicou nesta quarta-feira a revelação de que um funcionário da Casa Branca, sem formação científica, editou e alterou relatórios governamentais sobre a mudança climática para minimizar os vínculos entre a emissão de gases de efeito estufa e o problema do aquecimento global.

O jornal, que se baseia em documentos internos da Casa Branca, indica que Philip Cooney, titular do Conselho de Qualidade Ambiental, alterava os informes para criar dúvidas sobre as descobertas científicas.

Em um documento, Cooney acrescentou a palavra "extremamente" à seguinte frase: "Atribuir as causas das mudanças biológicas e ecológicas às mudanças ou variações climáticas é extremamente difícil". As alterações feitas por Cooney em vários rascunhos de 2002 e 2003 geralmente apareciam nos relatórios finais.

O funcionário, antes de trabalhar na Casa Branca, em 2001, era lobista do American Petroleum Institute e liderava a luta da indústria petroleira contra as limitações às emissões de gases de efeito estufa. "Um advogado com formação em economia, mas sem estudos científicos", afirmou o jornal.

Rick Piltz, que já trabalhou para a agência que coordena a pesquisa governamental sobre mudança climática, disse em um memorando enviado na semana passada a altos funcionários que a edição de relatórios científicos conspirava contra os esforços oficiais para estabelecer as causas da mudança climática.

"Cada governo tem uma posição política sobre a mudança climática. Mas nunca vi uma situação como a que se desenvolveu sob esta administração nos últimos quatro anos, na qual a politização da Casa Branca alimentou diretamente o programa científico de tal forma que socavou a credibilidade e integridade do programa", escreveu Piltz




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;