Economia Titulo Mercado de Ações
BM&FBovespa cria índice para o setor financeiro
Por Sérgio Toledo
Com Agências
19/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A BM&FBovespa lançou ontem seu 15º índice de ações, o IFinanceiro, que vai medir o comportamento dos papéis das empresas mais representativas dos setor. São 13 ações de 12 empresas, sendo sete bancos, três companhias de serviços financeiros - entre elas a BM&FBovespa - e duas seguradoras. O IFinanceiro começa a operar em 4 de janeiro com o código IFNC.

Do segmento bancário estão listadas as ações preferenciais do Banrisul, Bica Banco, ItauUnibanco, Itausa, Panamericano e Bradesco, que também teve os papéis ordinários incluídos no índice, junto com os do Banco do Brasil.

As seguradoras que fazem parte do índice são a Sul América e a Porto Seguro. E além da BM&FBovespa, as empresas de serviços financeiros do IFinanceiro são Redecard e Visanet, agora chamada de Cielo.

Segundo a Bolsa, o novo índice permitirá que os investidores diversifiquem suas estratégias, além de possibilitar o lançamento de novos derivativos financeiros, como os ETFs (Exchange Traded Funds), fundos que buscam obter o retorno de determinado índice.

Para o gerente de investimentos, Cássio Dell´Orti, as ações de bancos são boas opções, já que as perspectivas para o próximo ano são boas, principalmente devido ao bom momento pelo qual passa a economia brasileira.

IBOVESPA - Os inúmeros vencimentos nas Bolsas de valores ao redor do globo levaram volatilidade aos mercados na sexta-feira. O Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) sofreu com esse movimento e manteve a trajetória de baixa. Além de ter sido a última semana cheia do ano, o que motiva muitos investidores que só voltarão em 2010 a embolsar ganhos acumulados, também o vencimento de opções sobre ações na segunda-feira contribuiu para o movimento.

O índice terminou o dia em baixa de 0,41%, aos 66.794,21 pontos. O dólar fechou em queda de 0,39%, cotado a R$ 1,7830. Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,26% e o Nasdaq, 1,45%. Em Nova York, o contrato do petróleo para janeiro subiu 0,98%, a US$ 73,36 o barril. Mesmo assim, as ações da Petrobras caíram; ON recuou 0,17% e PN perdeu 0,79%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;