Cultura & Lazer Titulo Tributo
Ocupação Leminski
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
30/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ele gostava de varar noites ao lado dos amigos em botecos e era fã dos Rolling Stones. Mas também falava latim (e japonês, francês, espanhol, inglês...) e era um estudioso. Do budismo, de história e do judô, entre outras linguagens aparentemente incompatíveis. É esse mundo tão rico de ideias que o visitante pode esperar da "Ocupação Paulo Leminski - 20 Anos em Outras Esferas", que abre amanhã no Itaú Cultural. A exposição é a maior já montada em memória ao poeta curitibano, morto precocemente, aos 44 anos, em junho de 1989.

A mostra tem curadoria do jornalista e poeta paulista Ademir Assunção. Nada mais apropriado. Além de admirador confesso, Assunção conviveu com Leminski por um breve período quando era estudante em Londrina, laço que se estreitou quando o poeta se mudou para São Paulo, em 1988.

Com permissão da viúva, a poetisa Alice Ruiz (que acaba de ganhar o prêmio Jabuti), e das filhas do casal, Áurea e Estrela, Assunção mergulhou no acervo deixado pelo amigo em Curitiba e organizado com carinho pela família, que pretende abrir um memorial na cidade natal.

O resultado da jornada foi emocionante, admite o curador. "Encontrei um caderno, desses de desenhos, que continha manuscritos do livro Catatau. Pirei. Foi, sem as devidas proporções, como se um fã de Jack Kerouac encontrasse o mesmo de On the Road", compara.

O ‘esboço' está exposto na "Ocupação", ao lado de outras poesias - algumas nunca publicadas. A cenografia, de Miguel Paladino, procura desvendar as diversas facetas do intelectual boêmio. Os poemas ganham vida de diversas formas: espalhados nas paredes de uma saleta com tatame, como referência ao lado zen e, claro, um bar. Vídeos e fotos complementam. "Nunca conheci um poeta tão intenso. Ele não parava de escrever, procurava dar significados a tudo", ressalta Assunção.

Paralelamente, haverá leituras de poemas e adaptações de sua obra para o vídeo e o teatro. Destaque para as atrações musicais. A filha Estrela, que é baterista, montou uma banda especialmente para isso, ao lado de algumas integrantes da banda paulista Dona Zica. No repertório, parcerias com Moraes Moreira e Itamar Assumpção, entre outros. Moreira e o gaúcho Vitor Ramil devem dividir o palco com o grupo. Mais informações no site www.itaucultural.org.br.

Ocupação Paulo Leminski. No Itaú Cultural - Av. Paulista, 149. Tel.: 2168-1776. Ter a sex. das 10h às 21h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 19h. Entrada franca. Até 8 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;