Turismo Titulo
Diário de Viagem - rumo à chapada
Por Especial para o Diário
24/01/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Conhecer a Chapada Diamantina era um sonho do meu marido, Guerino. Por isso, reunimos um grupo de amigos – Ronaldo, Keyla e Rafael, Décio e Itamara, João e Enilda – e planejamos essa viagem.

Saímos de Santo André dia 30 de dezembro e realizamos três paradas até a Chapada. Chegamos em Rio de Contas, na Bahia, no dia 2 de janeiro, e lá fizemos uma trilha pelo Rio Mocotó, que durou o dia todo.

Continuamos nossa viagem até Ibicoara, onde também percorremos uma trilha a pé até a Cachoeira do Firmino. Foi muito legal, e o lugar é realmente lindo.

No outro dia, mais uma aventura até a Cachoeira do Buracão, um lugar especial, que necessita de uma caminhada de mais ou menos duas horas, com um pouco de dificuldade, para ser alcançado.

Para completar, é preciso nadar por um cânion, mas quando chegamos, vimos que o esforço valeu a pena, pois ela é tão grande e bela que nos deixou realizados. A queda d’água chega aos 85 metros de altura e o lago no pé da cachoeira alcança 15 metros de profundidade.

Outro ponto que também conhecemos foi o fantástico Poço Azul, um atrativo tão lindo que não há como explicar. Ao chegar à gruta, você não vê a água, de tão cristalina que ela é.

A preservação desse local é acompanhada pelo Ibama e existe uma série de regras para poder visitá-lo. Lá, recebemos orientações sobre como agir dentro do espaço, além de termos sido acompanhados por um guia local. Além do mais, no poço dentro da gruta só é permitido fazer flutuação e não se pode falar muito alto.

Assim, posso definir o poço como uma das maravilhas que Deus nos deu de presente. Essa visita chegou a emocionar o grupo; todos ficaram sem palavras para descrever o que sentiram com tanta beleza.

OUTROS PASSEIOS

Na viagem, também conhecemos a Gruta Azul e a Pratinha, que parece uma praia, mas é um rio de água transparente cheio de peixinhos.

Seguimos, então, de Andaraí até Lençóis por uma trilha de jipe, emocionante para quem gosta de 4x4. A cidade é toda bonitinha, com ruas estreitas e estrutura turística.

A Chapada Diamantina tem muita coisa, mas muita coisa para se conhecer. Por isso, com certeza voltaremos.

Vera Lucia Moreira Forato

Santo André

Para participar da coluna Diário de Viagem, basta enviar até dez fotos e um texto, não muito longo, sobre um local que você conheceu e se encantou. Mande para a rua Catequese, 562, Santo André, CEP:09090-900 ou para o e-mail turismo@dgabc.com.br. Enderece à coluna Diário de Viagem – Caderno de Turismo. O Diário se reserva o direito de selecionar e resumir as cartas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;